| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - O BRASIL DO SUS


 No último dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, assim, queremos prestar nossa homenagem aos profissionais do Sistema Unico de Saúde - SUS, que faz parte do dia a dia de todos os brasileiros, mas, por vezes, não é reconhecido em suas diversas dimensões

 Desde a verificação da qualidade da água que bebemos todos os dias até a realização de procedimentos de alta complexidade, como transplantes, por exemplo, fazem do SUS, um dos maiores sistemas de saúde do mundo.

 Mas afinal, quem usa o SUS? O Sistema Único de Saúde atende as mais de 200 milhões de pessoas que moram hoje no Brasil - do pobre ao rico, do recém-nascido ao idoso. Porém muitos brasileiros acreditam nunca terem usado o SUS.

 Quando um brasileiro, independentemente da classe social, sofre um acidente de carro, por exemplo, ele é socorrido pelo SAMU e levado à emergência do hospital público mais próximo.

 Patrimônio Nacional

 "A saúde é direito de todos e dever do Estado", diz o artigo 196 da Constituição Federal de 1988. No entanto, para ser transformado em lei, o SUS foi produto de uma intensa luta da sociedade brasileira que defendeu um projeto de reforma sanitária

 Um dos maiores programas do mundo

 Através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, o país erradicou a varíola. Com o apoio do Rotary Internacional, em 1994 erradicou a poliomielite.

 A utilização de vacinas contra as duas doenças projetou o Brasil como pioneiro no planejamento e desenvolvimento de campanhas de vacinação em massa.

 O Brasil, um dos países mais extensos do mundo, sofre muitos impasses no que diz respeito à garantia da saúde por questões relacionadas à dimensão territorial e populacional, desigualdades regionais, desenvolvimento econômico, educacional e social.

A força dos profissionais de saúde e da gestão do SUS

 Segundo Wilames Freire, Presidente, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), celebrar o Dia Mundial da Saúde, mesmo em uma situação de pandemia, é uma oportunidade de ressaltar a importância do SUS.

 O SUS é uma das maiores conquistas do Brasil e devemos valorizar e fortalecer os profissionais de saúde e os gestores de saúde que estão na ponta fazendo com que esse sistema tenha força para existir".

 No Dia Mundial da Saúde , o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde -Conass, Carlos Lula, enalteceu a força do SUS, principalmente na pandemia, momento no qual mostrou ser um sistema punjante.

 "Neste dia em que celebramos essa data importante, temos de bater palmas para o SUS, pois se não fosse ele, teríamos perdido muito mais vidas.

 Nesta pandemia, nossos profissionais de saúde tornaram-se verdadeiros heróis e heroínas combatendo este inimigo invisível.

 Celebramos este dia com a esperança de que o amanhã pode ser melhor para que possamos cumprir a nossa missão de salvar vidas".

 O Rotary Cub de Gaspar, presta sua homenagem aos profissionais que pela sua dedicação, salvam vidas e sonhos.

Fonte: Wikipédia, março/2021

VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br