Recebi de Enéas Athanázio dois livros: A conquista - novela e crônicas e O perto e o longe- volume 3. Devorei os dois volumes, iniciando com o primeiro citado, porque a crônica é o meu gênero literário predileto.
Junto veio um bilhete com os seguintes dizeres: "Caro Tessaleno:  Às vésperas de completar 45 anos de vida literária, chego aos 50 livros. É um tanto assustador que um só indivíduo desove tantos títulos, mas eles foram saindo, foram saindo... Vão aí o 49 e o 50. Espero que goste."
Quando lecionava Português e Literatura nos colégios de Blumenau, pedia a leitura de escritores brasileiros para análise literária e indicava autores catarinenses. Na realidade, um só: Enéas Athanázio. Tinha certeza de que os alunos se encantariam com os seus contos.
Para que (os maldosos) não digam que o estou elogiando por pura amizade, transcrevo pareceres de gente ilustre sobre o autor em questão:
"Existem mais alguns (nota do redator: referia-se a autores regionalistas de Santa Catarina), entre eles o meu prezado Enéas Athanázio que está contribuindo valentemente para a promoção dessa espécie de literatura. Prossiga nisso." (Frei Odorico Durieux, Blumenau).
"Poucos escritores contemporâneos me dão este prazer que você me dá ao ler seus magníficos livros. Esta é a característica dos grandes; dizer o máximo com a aparente simplicidade do verdadeiro. Orgulho-me de ser sua amiga". (Olga Savary, Rio de Janeiro). 
Olga foi casada com o cartunista Jaguar. Conheci, fiz amizade e troquei correspondência com sua filha, Flávia Savary. Fui autor do prefácio do livro Espelhos da língua, que contém o texto Teresa, de sua autoria, conto classificado em 1º. Lugar. Trata-se uma antologia do 1º. Prêmio Cidade de Blumenau - Concurso de Conto e Poesia.
"A produção intelectual do Autor (Enéas Athanázio) constitui uma das maiores e mais diversificadas bagagens da literatura catarinense. O acervo integra o amplo e rico mosaico das terras e das gentes do Planalto e dos Campos Gerais, revelando usos, costumes, tradições, valores sociais, folclore, mitologia, adagiário, formação psicológica de políticos, fazendeiros e peões. A linguagem rica e expressiva da região entra precisa em cada texto tanto no uso quanto na recriação de termos regionais ". (Celesti no Sachet, Florianópolis). 
"Seus contos são, sem favor nenhum, admiráveis. Tenho-o na conta  de um dos maiores  contistas da atualidade". (Olney Borges Pinto de Souza, São José dos Campos, São Paulo).