Treze jovens vereadores e dez suplentes participaram da solenidade de posse e diplomação


Em solenidade na tarde desta quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Gaspar, foram empossados e diplomados os 13 vereadores que irão compor a 18ª Legislatura do Programa Vereador Mirim. Foram também diplomados os dez suplentes. A eleição para vereador mirim aconteceu no dia 6 de março, com a participação de doze escolas. Os novos vereadores mirins permanecerão na função por um ano, conforme estabelece o Regimento Interno, embora na legislatura anterior o mandato tenha sido prorrogado por mais um ano em função da pandemia.

Entre as autoridades presentes à solenidade, estavam o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall; o vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Franciele Back, o suplente de deputado estadual em exercício, Pedro Celso Zuchi; o secretário Municipal da Educação, Emerson Antunes, além dos demais vereadores, familiares e convidados dos eleitos. O Programa Vereador Mirim em Gaspar é coordenado pela advogada Simone Carime Makki.

Primeiro a discursar, o vereador mirim da legislatura que se encerrou, Luis Cesar da Silva Junior, aluno do 9º Ano da Escola Frei Godofredo, destacou a coragem dos estudantes em colocar o nome à disposição e acrescentou: "Sigam suas ideias e defendam seus ideias, faça um mundo melhor porque o processo democrático começa aqui". O vereador Hilário Melato (PP), presidente do Legislativo gasparense à época da implantação do Programa Vereador Mirim, disse que a sua maior alegria ainda será a de ver um ex-vereador mirim sendo eleito para a Câmara de Vereadores de Gaspar. "Aproveitem a oportunidade, pois ela é ímpar, vocês nunca mais serão vereadores mirins". enfatizou.

O prefeito Kleber Wan-Dall lembrou que teve o privilégio de coordenar o Programa Vereador Mirim e agradeceu o empenho dos diretores de escola, professores e coordenadores. "Sei da importância do processo eleitoral, o apoio, o suporte, a abertura para que a gente possa desempenhar este trabalho", afirmou. O prefeito disse ainda que o Programa Vereador Mirim é um espaço de aprendizado de como funciona o poder público, Câmara de Vereadores , executivo municipal. Ele deixou o convite aos novos vereadores mirins para conhecerem a estrutura da Prefeitura. "Este momento vai dar a oportunidade de vocês terem uma bagagem maior de conhecimento", observou.

O deputado estadual em exercício, Pedro Celso Zuchi (PT), disse que a política é importante para a sociedade. Lembrou que quem mais precisa dos políticos é o povo carente. "Por isso, a nossa responsabilidade de fazer igual ou melhor", destacou.

A presidente da Câmara Municipal, vereador Franciele Back, ocupou a tribuna para dizer que já disputou uma eleição para vereador mirim, quando tinha 11 anos de idade, e perdeu. "E foi muito difícil perder, porque ninguém gosta de perder. É tão bom ganhar e poder estar aqui". Franciele também lembrou da dificuldade que é pedir voto, pois estamos numa vitrine onde as pessoas comentam. "As pessoas acreditam que tudo o que prefeito faz, o vereador também faz, mas não é bem assim, são poderes distintos. A presidente do Legislativo entende, ainda, que o processo democrático é fundamental para o aprendizado. "Aproveitem este período aqui na Câmara, façam bom uso deste espaço e continuem sempre sendo a favor da democracia", finalizou. A primeira sessão da Câmara Mirim será no dia 6 de abril, às 15 horas, quando vai acontecer a eleição da mesa diretora mirim.




SUPLENTES

TIAGO DAVI MASSANEIRO (ESCOLA FREI POLICARPO)

SARAH LUIZA MEDEIROS (ESCOLA VITORIO ANACLETO CARDOSO)

GUILHERME HENRIQUE HELLMANN (ESCOLA FERANDINO DAGNONI)

GABRIELY NICOLY TORTATO SCHORO (ESCOLA LUIZ FRANZÓI)

LETICIA GABRIEL SABEL (ESCOLA ZENAIDE SCHMITT COSTA)

BRUNA BERNARDO C. M. DA SILVA (ESCOLA FREI GODOFREDO)

BERNARDO MEDEIROS DUARTE (COLÉGIO MADRE FRANCISCA LAMPEL)

PEDRO HENRIQUE RÉGIS DA SILVA (ESCOLA DOLORES LUZIA DOS SANTOS KRAUSS)

IVO CARLOS FISCHER (ESCOLA IVO D'AQUINO)

RAYSSA ELOYZE DE GOIS (ESCOLA OLÍMPIO MORETTO)