Velório acontece na Câmara Municipal de Gaspar

Dezenas de pessoas já passaram pela Câmara Municipal de Gaspar desde as primeiras hora das manhã deste domingo, dia 8, para se despedir do ex-prefeito de Gaspar, Osvaldo Schneider, o Paca, de 77 anos. Ele morreu na madrugada vítima de infarto fulminante. O ex-prefeito participava de uma festa no município quando sentiu-se mal. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e acabou falecendo.

Empresário do ramo imobiliário e político muito conhecido na cidade, Paca detinha o título de comendador e de Cidadão Gasparense. Era também o presidente de honra do MDB municipal, partido que ajudou a fundar no começo dos anos 1970. Em 1973, ele se elegeu prefeito, permanecendo no cargo até 1977.

O ex-prefeito era uma espécie de conselheiro das jovens lideranças do partido, entre elas o atual prefeito, Kleber Wan-Dall, que, em mensagem em sua rede social, lamentou a perda. "O dia amanheceu triste, nos despedimos do nosso amigo Paca (Osvaldo Schneider). Nosso eterno prefeito, comendador de SC, presidente de honra do MDB Gaspar. Ficam suas histórias, seus feitos e o resultado de suas lutas e carinho por Gaspar. Meu abraço fraterno à Marlise e toda a família, que Deus conforte seus corações nesse momento".

O prefeito também decretou luto oficial de três dias pela morte de Osvaldo Schneider.

O vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick, disse que Osvaldo Schneider era um homem visionário e sempre ajudou no desenvolvimento de Gaspar e lembrou: "Foi em sua gestão que a Avenida das Comunidades foi inaugurada, assim como a Biblioteca Pública e a Escola Frei Godofredo".  

O MDB de Gaspar também emitiu nota de pesar pela morte do seu presidente de honra. "O MDB de Gaspar está em luto. Nosso presidente de honra, nossa incentivador, nosso amigo Paca nos deixou. A família 15 deixa seu abraço fraterno à Marlise e a toda a família Schneider. Paca é uma referência para o MDB e para a política gasparense. Foi prefeito da nossa cidade entre 1973 e 1977e é reconhecido por sua ousadia e estilo revolucionário. Que Deus possa confortar a todos os parentes e amigos nesse momento".

O diretório estadual do partido também emitiu nota de pesar pela morte de Osvaldo Schneider: "A família do MDB sofre mais uma perda inestimável. Faleceu na madrugada deste domingo, dia 8, o ex-prefeito e presidente de honra do MDB Gaspar, Osvaldo Schneider, conhecido popularmente como Paca. Grande entusiasta da política, foi prefeito jovem e inovador, sempre pensando no desenvolvimento da cidade e do país. Em 2016, recebeu da deputada Dirce Heiderscheidt a Comenda do Estado de Santa Catarina, da qual tinha extremo orgulho. Além da política, Paca era empresário e sempre buscava ajudar a população, através de entidades e até mesmo na parceria público com a construção de um trecho do anel de contorno e a reforma da maternidade do Hospital de Gaspar. O MDB Santa Catarina deixa suas condolências à família, amigos e aos emedebistas gasparenses."

Lideranças locais também se manifestaram. "Hoje perdemos este amigo, um visionário público e privado, que trabalhou constantemente pelo desenvolvimento de Gaspar e que não media esforços para ajudar as pessoas e as nossas instituições, que Deus o receba de braços abertos assim como você sempre recebia seus amigos e a população gasparense. Paca, um eterno cidadão gasparense", escreveu o vereador Francisco Anhaia (MDB).

O vereador José Carlos Carvalho Junior, o Dr. Junior também lamentou a perda do amigo e conselheiro: "Meu amigo e conselheiro, Osvaldo Schneider, popularmente conhecido como Paca nos deixou hoje de madrugada. Você ajudou muitas pessoas e deixou um legado lindo aqui, lutou pelo que achava ser certo, era um homem íntegro e visionário que sempre tentou de alguma forma ajudar o município. Obrigado por sempre estar ao meu lado e mostrar o caminho, você fará muita falta meu amigo. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares, que Deus possa confortar a todos.

O velório segue até às 8 horas da manhã desta segunda-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores Em seguida, o corpo seguirá para o crematório São José, em Blumenau, onde, a partir das 9h, vai acontecer uma cerimônia restrita apenas aos familiares.

A vida

Osvaldo Schneider, popularmente conhecido como Paca, nasceu em Ilhota, no bairro Barra de Luiz Alves, no dia 12 de agosto de 1944, mas ainda muito jovem veio para Gaspar. Ele estudou na Escola Honório Miranda. Na vida profissional, se destacou com empresário do ramo imobiliário, mas sua grande contribuição ao município foi na vida política, onde foi prefeito de 1973 a 1977. Paca foi também um dos fundadores do MDB de Gaspar e atualmente era o presidente de honra do partido em Gaspar.

Em sua gestão, Paca inaugurou o Colégio Frei Godofredo, pavimentou a Avenida das Comunidades e implantou a Biblioteca Pública. Foi também durante o seu mandato que foi erguida a segunda Ala do Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

No período de seu mandato foi também elaborado o 1º Plano Diretor do município, implantado o Cadastro Técnico Imobiliário e começaram a circular as linhas de ônibus no interior do município, possibilitando ao morador do campo oportunidades de trabalho na indústria e no comércio da região.

Criado em 1968 por Neuza Cavalli, a Canção "Saudando Gaspar" foi oficializado, em sua gestão/1973, o Hino Oficial de Gaspar.

Além das atividades políticas e empresariais, sua participação na comunidade sempre foi muito marcante. Paca dizia que, por meio de doações, estava retribuindo a Gaspar tudo o que conquistou na vida profissional e a confiança do povo que o elegeu prefeito. Recentemente, ele financiou a reforma da maternidade do Hospital de Gaspar. Durante a pandemia, ele também leiloou um terreno para que o dinheiro fosse dividido entre os profissionais da saúde dos hospitais de Gaspar e Brusque. Pela sua contribuição ao desenvolvimento de Gaspar, Paca foi homenageado pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que lhe concedeu o título de comendador. Paca deixa viúva Marlise Cunha de Souza, seis filhos, nove netos e dois bisnetos.