| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Infraestrutura.

Governo vai investir em reformas de escolas

Depois da denúncia do deputado Ivan Naatz (PL), veio o anúncio da SED

Foto: foto: arquivo jornal metas
Em agosto, esta era a situação da escola estadual Agenor Zimmermann, no bairro Bela Vista

Após a exibição de vídeo de goteiras em escolas no Vale do Itajaí pelo líder do PL, Ivan Naatz, o líder do MDB, Valdir Cobalchini, anunciou na sessão de terça-feira (21) da Assembleia Legislativa que a Secretaria de Estado da Educação (SED) lançará edital para reformar cerca de 500 escolas.

"Fui próximo de 10 vezes na SED em dois anos, sempre com a mesma pauta e não consegui avançar um milímetro. Culpa do secretário Natalino? Creio que não, foi um equívoco do governo passar para a Secretaria de Infraestrutura as obras civis, como a reforma e construção de escolas", lembrou Cobalchini.

Segundo o parlamentar, o atual secretário, deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), reverteu a decisão administrativa e agora, com cerca de 50 engenheiros cedidos pela Infraestrutura e outros que foram chamados do último concurso, a SED enfim volta a reformar escolas. "Hoje estão sendo lançadas licitações para 500 escolas", informou Cobalchini.

Antes da intervenção do líder emedebista, Ivan Naatz criticou a situação estrutural das escolas estaduais e exibiu vídeos de goteiras torrenciais em escolas de Pouso Redondo e Blumenau.

"As escolas estão abandonadas, é preciso avançar nas reformas", cobrou Naatz. "Também recebi esses vídeos e até me manifestei, entendo que o nosso colega Vampiro acabou pegando uma bomba, a questão da infraestrutura das escolas está precária", avaliou Laércio Schuster (PSB), que questionou a prioridade na Educação, uma vez que serão investidos R$ 400 mi em câmeras de vigilância nas escolas.

"Tivemos dois anos desperdiçados, com todo o respeito ao ex-secretário, a questão estrutural foi uma tragédia, justamente no momento em que as escolas estavam fechadas pela pandemia", ponderou Ismael dos Santos (PSD).

Moacir Sopelsa (MDB) concordou com os colegas e elogiou o secretário Vampiro.

"As coisas precisam andar, se temos 200 escolas para reformar, se todas precisam mexer no telhado, se todas têm problemas de alvenaria, por que não se contrata tantos mil metros de telhado, tantos mil metros de alvenaria? Têm coisas que precisam ser usadas tecnicamente e com a cabeça", opinou Sopelsa.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB) também elogiou a gestão da Educação. "Só na região de Jaraguá do Sul teremos a inauguração de duas mega estruturas na educação. Tem de ter programa e recursos, está de parabéns, vai poder fazer um grande trabalho na reforma dos nossos prédios escolares", previu Caropreso.

Agenor Zimmermann

Em agosto deste ano, o Jornal Metas também veiculou reportagem onde apresentou o descaso do Governo do Estado com uma das escolas da rede estadual mais tradicionais em Gaspar: a Agenor Zimmermann, localizada no bairro Bela Vista. A reportagem mostrou que uma pane no deficitário sistema elétrico da escola obrigou a suspensão das aulas por um dia. Na época, a presidente do Conselho Deliberativo da Escola, Maria Terezinha da Silva, contou que o problema de falta de energia elétrica na escola era frequente, assim como outros problemas de infraestrutura. que, há bastante tempo, eram enfrentados por aluns, professores e funcionários. Ainda não se sabe se a instituição de ensino vai estar na lista das 500 escolas beneficiadas com as reformas anunciadas.



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |