| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
EM ALTA

Gasparense é selecionado em concurso internacional

Apple. Pelo segundo ano consecutivo, João Gabriel dos Santos está entre os melhores do mundo

Congratulations! Pelo segundo ano consecutivo, o jovem João Gabriel Pozzobon dos Santos, de 15 anos de idade, recebe esta mensagem da Apple. Isto porque ele está novamente entre os 350 estudantes selecionados no Swift Student Challenge, promovido pela Apple.

O concurso é promovido anualmente e dá direito ao selecionado participar da conferência internacional, na Califórnia, que promove a troca de experiência entre os vencedores e profissionais da empresa. Os participantes devem apresentar softwares criativos e interativos, utilizando os aplicativos da Apple, durante a competição. João, em 2020 criou um jogo de tiro ao alvo, denominado //dash.

Este ano, o aluno teve a iniciativa de criar um jogo interativo para promover o aprendizado sobre conjuntos, o readySet. A ideia veio durante uma aula de matemática. Foi quando ele decidiu criar um personagem para que ele ensinasse o jogador tudo sobre a formação de conjuntos e resultados. Este personagem faz as explicações am áudio e também de forma escrita, já que a temática do concurso neste ano foi acessibilidade. "Eu estava na escola tendo teoria dos conjuntos na matemática e me ocorreu a ideia de fazer algo relacionado aos conjuntos. Então, criei um playground educativo onde um personagem Seth ensina o usuário tudo sobre conjuntos. Nele é possível ter interação total, como pular uma fase, voltar, apagar, enfim", explica.

Mas se engana quem pensa que foi fácil ficar entre os 350 melhores do mundo. João precisou fazer um esforço além da sua criatividade para dar início à participação no concurso: "Sempre quis participar, sempre pesquisei sobre isso, mas eu não podia participar porque não tinha equipamento da Apple. Pra ter esta conquista eu precisei vender umas coisas minhas e investi nele", salienta.

A Conferência de 2021 encerrou nesta sexta-feira (11), e teve início na segunda (7), de forma on-line. Durante esta semana foram realizadas palestras, gravados vídeos explicativos e também a possibilidade de angariar conhecimento com engenheiros da Apple. João Gabriel mostra toda sua satisfação em ter a oportunidade de, através da seleção, conquistar este espaço de interação e conhecimento. Ele afirma que ainda tem o sonho de participar da próxima conferência de forma presencial: "Vai ser muito bacana estar lá com todos os outros estudantes vencedores. Não esperava passar nesses dois anos. Eu quero estar novamente entre os selecionados minha ideia é desenvolver projetos que possam ajudar as pessoas", almeja.

Para que isso ocorra, o jovem já está idealizando novos softwares para serem apresentados nos próximos concursos. Entre eles, um que auxilia as pessoas na prática de exercícios físicos e outro para que elas diminuam o hábito abusivo de tomar refrigerantes, a fim de que tenham uma vida mais saudável. O foco no ser humano é algo que João Gabriel tem como objetivo em suas criações. "As pessoas mesmo trabalhando com máquinas elas conseguem ser amáveis e pensar nas outras pessoas. É muito bom desenvolver projetos neste sentido", diz.

Participação

 O Brasil é o país que mais leva pessoas para esta Conferência. Este ano foram 100 selecionados e qualquer estudante poderia participar do Swift Student Challeng, sem limites de faixa etária. "É muito incrível porque quem pode participar dessas sessões é quem paga o plano anual de desenvolvimento ou quem ganha neste concurso. E custa muito caro o plano anual. É possível conseguir vencer o desafio e eu venci. A troca de experiências e o incentivo que a gente recebe da empresa são muito significativos", reforça.

O jovem pretende agora evoluir e conquistar equipamentos ainda mais sofisticados para suas criações. E, claro, continuar investindo em suas habilidades na área de tecnologia, características que ele carrega desde criança.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |