| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Vacina em SC


Foto: Acervo Jornalismo Adjori/SC/Governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva


O mutirão realizado durante o último fim de semana refletiu de forma imediata na vacinação da população. Foram 87.262 doses aplicadas em apenas 48 horas. O movimento dos municípios, em resposta a uma solicitação do Governo do Estado, fez com que Santa Catarina se estabelecesse entre os 10 estados que mais vacinaram no país, de acordo com os dados computados no painel da iniciativa independente Coronavírus Brasil e também pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa. Isto é bastante positivo neste momento, pois a imunização é um ponto forte para reduzirmos a curva de contágio.


Moção

A previsão de corte drástico nas verbas para o trabalho de prevenção às drogas no Brasil, levou o vereador Junior Hostins (MDB) a preparar uma moção de apelo, que será encaminhada ao Congresso Nacional. A moção teve a assinatura de 11 dos 13 vereadores. Júnior diz que ét preciso manter os convênios com as comunidades terapêuticas de todo o país, garantindo a execução mínima da Política Nacional sobre Drogas. Em Gaspar, existem três ou quatro entidades responsáveis por tratar pessoas com dependência química. "A grande redução no orçamento que está previsto para o ano de 2021 impactará, de forma negativa, na política nacional de prevenção e combate à drogadição, paralelo a isso deixará de atender as comunidades terapêuticas instaladas nas cidades e que ajudam a tirar das ruas e da dependência, inúmeras pessoas", afirma o parlamentar.


Sulfabril vai pagar dívidas trabalhistas

A empresa Sulfabril, gigante na área têxtil, uma das maiores empregadoras na história da indústria local, que teve a falência decretada em 1999 e encerrou as atividades em definitivo em 2014. Vai pagar agora, 22 anos após a falência as dívidas trabalhistas. A decisão da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau, na quinta-feira (18), determinou que os pagamentos sejam feitos, para cerca de 3 mil trabalhadores. De acordo com o que diz o Advogado do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), Osmar Packer, a expectativa é de que os pagamentos sejam feitos em até duas semanas já que toda a documentação para fazer os depósitos está pronta.


Sulfabril vai pagar dívidas trabalhistas - 2

Como já passou muito tempos, alguns ex-funcionários já morreram sem a oportunidade de poder desfrutar do dinheiro. Nestes casos, os herdeiros foram habilitados. O tempo trouxe, com certeza, aos ex-funcionários um abalo emocional, mas que pode ser agora reparado. Já a empresa, que teve uma importância muito significativa para a economia da época, acabou e perdeu todo o capital. Uma pena. Todos perdemos. A juíza destaca a satisfação de ver atendido o direito dos trabalhadores credores, situação nem sempre possível em processos de falência por conta da escassez de recursos. Porém, aqui ainda não é um ponto final no assunto Sulfabril. Ainda existem pendências do processo, como uma ação protocolada nos anos de 1990 pelo Sintrafite cobrando o pagamento de insalubridade e periculosidade a um grupo de trabalhadores. O valor pleiteado é próximo de R$ 15 milhões. O que ainda resta como ativos da massa falida para ir ao leilão é a marca Sulfabril.


Adeus, Chico Reis

A situação da Pandemia do Coronavírus está deixando um rastro de tristeza dor e sofrimento pela gravidade da situação. Acredito que tudo isso deve servir, para nós, de ensinamento, já que a humanidade está cada vez mais caminhando de forma "desumana", egoísta, materialista e distante de Deus. Muitos de nós já tivemos parentes e amigos afetados. Alguns não resistiram e já não estão mais entre nós. Nos resta o cuidado com todos os protocolos sanitários de segurança e nos apegarmos com Deus. Nesta semana nos despedimos do amigo Chico Reis, morador de Brusque e forte empresário do ramo têxtil em Gaspar e também proprietário da Cervejaria Barracuda, produzida no Bairro Barracão. 


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |