style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O projeto de lei nº.13/2022, que tramita na Câmara Municipal de Gaspar, autorizando a Prefeitura a comprar do terreno da FURB em Gaspar por R$ 14 milhões, vem gerando questionamentos na cidade, em especial pelo valor estipulado e pressa em aprovação. O ex-vereador Rodrigo Althoff (PL), que é engenheiro civil, fez uma análise técnica do Projeto de Lei e da matrícula do terreno nº 6.533. Com base nesta análise, ele se diz preocupado com o negócio. Segundo Althoff, a matrícula do terreno cita uma área remanescente de 41.391,64 m2. Já o projeto de lei fala em "aproximadamente" 39.614,15 m2. "Não foi localizado junto ao PL a elaboração e a apresentação de um levantamento topográfico atualizado que indique com precisão a área e as condicionantes do terreno. Além de que a matrícula carece de sua atualização por meio de projeto de retificação de área e processo de desmembramento", afirmou Althoff.


Terreno 2

Althoff diz, ainda, que existe sobre o terreno uma dívida da FURB para com o BADESC, onde o imóvel foi apresentado como garantia. "Isto também requer uma averbação de supressão desta averbação". A questão do valor também chama atenção (R$ 14 milhões); até porque será mais uma operação de crédito junto a CEF. Foi citado no PL que o valor esta de acordo com o valor de mercado. Porém, de acordo com Althoff, não foi apresentado o Laudo Técnico de Avaliação Mercadológica, o que é diferente de um simples parecer mercadológico. "É realizado como uma pesquisa sistemática e com uso de estatística e seguindo todo um roteiro bem definido para atribuição de valor mínimo e máximo do imóvel, com precisão".


Terreno 3

Por fim, na justificativa do PL foi citado como intenção de uso do terreno para a implantação do Centro Administrativo da Prefeitura. Para isto, Althoff, que tem conhecimento do assunto, lembra que seria recomendada a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV e assim os impactos no seu entorno, as potencialidades, e a verificação se o mesmo vai ter condições de atender as necessidades previstas. Enfim, o projeto está em vias de ser aprovado, mas pouco se discutiu.


Federalização da Furb

O senador é pré-candidato ao Governo do Estado, Jorginho Mello (PL), participou nesta terça-feira (26) de uma reunião virtual entre o Ministério da Educação e a reitora da Universidade Regional de Blumenau, a FURB. O parlamentar catarinense afirmou que o processo de federalização da universidade está avançando. Em um vídeo, Jorginho falou sobre como está o processo e informou que a parte burocrática de envio de dados e documentação foi vencida pela universidade. Ele explica também que agora, a questão passa a ser orçamentária e que na próxima semana, irá marcar uma reunião com o Ministro Paulo Guedes, da economia, para acertar os detalhes de como encaixar a FURB no orçamento da união.


Homenagem

O primeiro médico veterinário de Gaspar, Dr. Renato Beduschi, 79 anos, foi homenageado pela Câmara Municipal de Gaspar em sessão solene nesta terça-feira (26). Dr. Renato completou 50 anos de profissão em 13 de dezembro de 2021. Ele também foi o primeiro secretário municipal de Agricultura entre 1989 e 1992. Um ano depois, voltou a atuar na Secretaria de Agricultura de Blumenau, onde já havia assumido o comando da pasta por 11 anos (1977-1988). Beduschi ainda é voluntário na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar e na Festa de São Pedro Apóstolo. Ele é um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas Coração do Vale e idealizador da Expofeira de Animais. A autoria da homenagem (Moção 6/2022) é do vereador Amauri Bornhausen (PDT). Uma justa homenagem a quem tanto contribuiu e ainda continua contribuindo para o desenvolvimento de Gaspar.