| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Recursos para BR 470

Coluna Pimenta


A proposta e o anúncio do governador de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva, de liberar até R$ 200 milhões para acelerar as obras de duplicação da BR-470, mexeu também com a opinião pública e algumas pessoas se manifestaram contrários, preocupados com a situação precárias das SCs. Porém o governador Moisés assegura que não faltarão recursos para a infraestrutura e logística das rodovias estaduais. Na Alesc, o assunto gerou desconforto, porém, o Executivo afirma que haverá dinheiro para atender todo o setor. Em reunião da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) na semana passada, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destacou que é pela infraestrutura que o governo quer fomentar o crescimento. Thiago assegurou também que o Estado vai fazer a destinação de R$ 120 milhões anuais apenas em manutenção das SCs. 


Recursos BR 470 - 2

A proposta de liberação de recursos para a rodovia federal já foi formalizada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (DNIT/SC), órgão federal que é responsável pela obra. A intenção do Estado é assumir os lotes 1 e 2, que correspondem ao trecho entre Navegantes e a entrada de Blumenau. O trecho adiante, entre Blumenau e Indaial, permaneceria sob responsabilidade federal. Segundo o sistema Monitora Fiesc, que acompanha o andamento da obra, o lote 1 (Navegantes-Luiz Alves) está 54% finalizado. Já o lote 2 (Luiz Alves-Blumenau) está 78% concluído. Nos dois trechos, a duplicação iniciou em 2014 e tem previsão de término para dezembro de 2022.



Terceirização

A Câmara de Gaspar realizou na quinta-feira (11), sessão extraordinária, para a apreciação e votação do Projeto de Lei (PL) 1/2021, do Executivo, que extingue alguns cargos efetivos da Prefeitura de Gaspar. A Sessão conduzida pela presidente em exercício, Franciele Back (PSDB) (já que o presidente da Casa, Francisco Solano Anhaia, estava cumprindo agenda em Brasília), aprovou por oito votos favoráveis e dois contrários a proposta de extinção para os cargos efetivos de agente de serviços gerais, digitador, leiturista, merendeira/servente, zelador, zelador de escola e zelador/monitor de ônibus. O prefeito Kleber Wan-Dall já sancionou o projeto, que virou lei. 



Recursos de Brasília

O presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Solano Anhaia, integrou a comitiva liderada pelo prefeito Kleber Wan-Dall, juntamente com o vice-prefeito Marcelo Brick e o Secretário da Fazenda Roberto Pereira, que esteve em Brasília na semana passada, levando diversas demandas do município ao governo federal e também à bancada catarinense. A agenda mais importante foi o credenciamento permanente da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Gaspar. Os dez leitos que funcionam hoje no local são provisórios, e atendem exclusivamente aos pacientes da COVID-19. Mas a ideia é que se tornem definitivos, atendendo pacientes com qualquer doença ou quadro de saúde que necessite de terapia intensiva. Junto ao deputado federal Rogério "Peninha" Mendonça (MDB), foi protocolado pedido de recursos para um Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) no bairro Margem Esquerda. Com o deputado Darci de Matos (PSD), foram solicitados implementos agrícolas, e com Carlos Chiodini (MDB), equipamentos para a Secretaria de Obras. Por fim, a comitiva fez a solicitação de mais um CDI junto ao deputado Ricardo Guidi (PSD). Entre outro, para as pastas da Defesa Civil, Turismo e Educação. 


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |