| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Mulheres em alta

Por Alexandre Melo (Interino)


A bancada feminina na Câmara Municipal, com apenas três vereadoras, vem mostrando muito mais trabalho e ações efetivas do que os dez vereadores, preocupados em criar datas comemorativas que depois acabam no esquecimento. A jornalista Francieli Back, a enfermeira Mara e a professora Zilma são prova de que o eleitor gasparense precisa colocar mais representantes do sexo feminino na Câmara de Vereadores. Juntas, elas ergueram bandeiras importantes como a criação do Programa de Combate à Pobreza Menstrual e a Procuradoria Especial da Mulher. Na verdade, as mulheres são mais sensíveis às causas sociais, se preocupam mais com o bem-estar das pessoas e participam muito mais da vida comunitária do que os homens. Além do trabalho social, elas são bem menos corruptíveis. Talvez, penso eu, já tenha passado da hora do eleitor catarinense dar a oportunidade para uma mulher governar o estado, o que nunca aconteceu na história da política de SC.  


Pastel, cuca e roda da fortuna

O Conselho Pastoral Comunitário da Capela Santo Antônio, no Alto Gasparinho, prepara mais um grande evento para o dia 6 de novembro e convida a comunidade. A partir das 14 horas, começa a venda de pastel e cuca, preparada pelos voluntários da comunidade. Paralelamente vai estar acontecendo a roda da fortuna, com muitos prêmios. Gilberto Nicoletti, coordenador do CAP, explica que esse será mais um evento para arrecadar recursos e manter os trabalhos religiosos e sociais realizados na Capela Santo Antônio. No dia 20 de novembro, o CAP vai também promover um leilão de animais. Estes dois eventos encerram os trabalhos da diretoria em 2021.



Vacina obrigatória

Servidores públicos em cargos comissionados na Prefeitura de Blumenau vão precisar comprovar que se vacinaram contra a COVID-19. A medida está em no Decreto nº 13.463/2021, assinado na última quarta-feira, dia 20, pelo prefeito Mario Hildebrandt. Os comisssionados tem prazo de até 10 dias para apresentar o comprovante que receberam a primeira dose, dose única ou esquema completo de vacinação contra o coronavírus. Só escapam da medida, os servidores que eventualmente apresentarem alguma restrição médica à vacina, mesmo assim ainda passarão por avaliação médica. Já os que se recusarem à receber a vacinação serão imediatamente exonerados. O decreto toma como base a legislação federal, cuja Lei nº 13.979/2020 estabelece a vacinação compulsória como uma das medidas de enfrentamento à pandemia passíveis de serem implementadas. Em Gaspar, por enquanto, não haverá nada neste sentido. Segundo o prefeito Kleber, a administração conseguiu conscientizar os servidores, principalmente comissionados, com relação à importância da vacinação contra a COVID-19. "No censo que fizemos, mais de 99% dos comissionados já estão com a imunização completa. Portanto, não vimos a necessidade de emitir decreto com essa exigência", garantiu o chefe da executivo à coluna.


Ilhota

A secretaria de Saúde de Ilhota anda preocupada com a baixa adesão da comunidade à vacinação contra COVID-19. Em 19 dias foram registradas 436 faltas sem justificativa. Para o secretário de Saúde do município, Lucas Assini, este é um número significativo.


Fora do PSB

Único parlamentar integrante do Tribunal Especial do Júri a votar a favor do segundo impeachment do governador Carlos Moisés, o deputado Laércio Schuster Júnior foi liberado pelo PSB para procurar outra sigla. Na mesma barca, o PSB mandou o deputado Nazareno Martins. Os dois parlamentares já anunciaram filiação ao Podemos, o que fecha definitivamente as portas para Moisés, hoje sem partido, mas que andou namorando com o Podemos. Schuster, opositor ferrenho do governo Moisés, mandou um recado ao governador no comunicado em que justifica a escolha da nova sigla. "Por questão de valores e princípios, o deputado estará onde o governador Moisés não estiver".




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |