| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Jovens catarinenses em Brasília


Um grupo suprapartidário, composto por 8 diferentes siglas, que reúne 20 jovens, de nove diferentes cidades, estiveram em Brasília entre os dias 14 e 17 de setembro, em diversas agendas, conhecendo projetos, fontes de recursos e buscando melhorias para as suas cidades e para Santa Catarina como um todo. Do Grupo, participam três vice-prefeitos: Filipe Schmitz (Antônio Carlos), Alexandre Souza (Biguaçu) e Maria Juraci (Penha); Cryslan Moraes (São José), Lucas Souza (Joinville), Alfredo Mecabô (Abdon Batista), Jean Ricardo e Felippe de Souza (Garopaba); além de Sérgio Lima, Alisson Kons, Vinicius Ross, Matheus Pimentel, João Pedro Sansão (Gaspar), Lauro Miguel, Gustavo Mecabô, Valmir Borges, Guilherme Pontes, Raphael Martins e Samuel Vidal, lideranças representando diversas organizações.



Em Brasília - 2

Durante estes dias, o grupo participou de audiências com três senadores e cinco deputados federais de Santa Catarina, fez visita institucional à Embaixada de Luxemburgo, reuniu-se com o Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Organização dos Estados Iberomericanos, Tribunal de Contas da União, além de reuniões em seis ministérios (Turismo; Mulher, Família e Direitos Humanos; Comunicações; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional; Cidadania). Na agenda com o Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o grupo recebeu a informação da vinda da nova sede do órgão para o sul do Brasil, mais especificamente para Santa Catarina, além da apresentação de diversos fundos disponíveis para projetos, que podem ser acessados pelos municípios e serão levados pelos jovens para suas cidades.


Em Brasília - 3


João Pedro Sansão com o Ministro Augusto Nardes


Na visita ao Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, os jovens conheceram o modelo de gestão e governança proposto e construído pelo ministro, e que terá a adesão das jovens lideranças em passos que serão dados para que possa garantir para Santa Catarina uma gestão eficiente. Já nos diversos ministérios foram apresentados projetos e possibilidades de captação de recursos para as cidades, além de demandas pontuais de cada cidade tendo sido entregues para os ministros e secretários nacionais das pastas visitadas.


Em Brasília - 4

 Este grupo suprapartidário de jovens lideranças de Santa Catarina, deverá ser oficializado em breve e irá tratar da construção de pautas conjuntas e democráticas. A reunião para a criação oficial do Grupo está prevista para acontecer em novembro, no município de Penha. A Anfitriã será a vice-prefeita da cidade, Maria Juraci. Em algumas destas agendas dos jovens na Capital Federal, o grupo esteve acompanhado da diretora-geral do IFSC Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira que também, realizou visitas na Embaixada de Luxemburgo e na Sede da Organização dos Estados Ibero-americano, onde apresentou proposta de Cooperação Técnica Internacional que oportunizará financiamentos de projetos para contemplar a comunidade de Gaspar e região, entre outras ações como emendas parlamentares para investimentos, que estão em fase de conclusão. 


Repasses para as APAES

Durante a abertura do XVII Congresso Estadual das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) na tarde de terça-feira, 21, em Florianópolis, o governador Carlos Moisés destacou os investimentos históricos que a educação especial está recebendo em Santa Catarina. Serão mais de R$ 100 milhões em repasses para instituições especializadas de todas as regiões do Estado, como Apaes, Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais."Nós precisamos de um olhar diferenciado para a educação especial, um olhar de inclusão. É necessário acreditar que ela traz bons resultados, humanizando as relações, qualificando os professores, ressaltou o governador.


Internet para o campo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assemblei Legislativa de Santa Catarina, aprovou por unanimidade na terça-feira (21) o projeto de lei enviado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural que garante investimentos de R$ 50 milhões na conectividade no meio rural. Sem dúvida um importante passo que irá trazer mais qualidade ao meio rural. Hoje a Agricultura está mecanizada e estes equipamentos uzam tecnologia. É sem dúvidas alguma, incentivo à permanência do jovem no campo. 



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |