| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Berlanda na presidência da ALESC


Nilso Berlanda (PL) e Mauro De Nadal (MDB)

O empresário catarinense do meio Oeste, no município de Curitibanos, Nilso Berlanda (PL), dono de uma rede de 200 lojas de departamentos em Santa Catarina, tinha também o sonho de se eleger deputado e teve este sonho realizado. Elegeu-se com 28.975 dos catarinenses que certamente conheciam sua trajetória de sucesso no ramo de comércio e o escolheram como seus representantes no Parlamento catarinense. Berlanda, levou sua experiência da iniciativa privada para a vida pública e vem se destacando, com trabalhos relevantes, na Assembleia Legislativa. Conquistou a confiança dos colegas deputados e foi escolhido 4° secretário nos dois primeiros anos de mandato. No início deste ano, foi eleito pelos seus pares, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). E sexta-feira (05/11), tomou posse como presidente da Casa, em exercício, até o dia 12 de novembro, substituindo o deputado Mauro de Nadal ,atual presidente, que ascendeu ao cargo de Governador do Estado em exercício. Berlanda destaca, que foi mais um sonho que se tronou realidade em sua vida e que é grato, pela oportunidade de uma atuação tão marcante na sua carreira política.


Na segunda-feira (08/11), o presidente Berlanda, chegou cedo à Assembleia Legislativa, recebeu lideranças políticas e empresariais de diversos municípios catarinenses. Recebeu representantes de sete (7) associações de praças e oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para tratar do Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2021, do Poder Executivo, sobre o reajuste salarial para os servidores da segurança pública catarinense. Como o projeto não passou na Comissão de Constituição e Justiça, não pode ir para a pauta do plenário. Na noite de segunda-feira (8), presidiu também uma Sessão Especial de sua proposição em homenagem à indústria e comércio catarinenses que se destacaram na crise causada pela pandemia do Coronavírus. E destacou; "parabéns a todos nós, catarinenses que superamos mais esse momento difícil e passamos por mais essa delicada situação, por isso estamos fazendo essa importante homenagem à indústria e ao comércio catarinense, para lembrar as dificuldades que passamos. Santa Catarina é forte, mas mais fortes mesmo são os empresários da indústria e do comércio", afirmou o deputado durante seu pronunciamento. Já na terça (09),quarta (10) e na quinta (11), o presidente em exercício, deputado Berlanda, além de comandar as sessões plenárias, também recebeu lideranças políticas e empresariais com destaque para a presença de seu irmão, o empresário Wanderlei Berlanda, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Wilson Wan-Dall, e dos empresários Roberto Santos e Cláudio Muller (Distribuidora Muller). Entre outros compromissos rotineiros.



Mauro De Nadal governador

Não foi diferente para o deputado estadual e presidente da ALESC, Mauro de Nadal, natural do município de Cunha Porã, no Oeste catarinense, que assumiu na tarde de sexta-feira (5), o comando do Governo do Estado de Santa Catarina, em função da viagem de Carlos Moisés para a Escócia. Nadal exerceu a função de governador em exercício, do dia 5 ao dia 11 de novembro. Foi empossado, já que a vice-governadora Daniela Reinehr também estava em viagem internacional aos Emirados Árabes Unidos. Em seu discurso, Nadal que está bem alinhado com o Governador Moisés, lembrou um pouco de sua trajetória, desde a prefeitura de Cunha Porã, no Extremo Oeste, até a presidência do Parlamento estadual e destacou, que daria prosseguimento a agenda de Moises, agradeceu pelo gesto do governador em direção ao Parlamento a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo, observando que esta relação trouxe, um ganho considerável em termos de resultado positivo para o Estado Santa Catarina.


Exportações

O mês de outubro foi de boas notícias para o comércio exterior catarinense. As exportações alcançaram US$ 936,2 milhões no período, crescimento de 50,4% na comparação com o mesmo mês de 2020. De acordo com análise do Observatório FIESC, no acumulado do ano até outubro, o avanço foi de 23,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Na análise mensal, também houve crescimento de 3% frente a setembro na série sem efeitos sazonais. As carnes de aves e suína mantiveram a liderança na pauta de exportações do estado, já o principal destaque de Santa Catarina em 2021 foi o crescimento nos embarques de motores elétricos. O produto duplicou sua participação na pauta exportadora catarinense de janeiro a outubro, com crescimento médio mensal de 16,1 %. "Somos o estado líder no Brasil na exportação de motores elétricos. O crescimento das vendas neste segmento só reforça a qualidade e a inovação da nossa indústria, que tem produtos competitivos de classe mundial", afirma o presidente interino da FIESC, André Armin Odebrecht. Em 2021, do total exportado em motores elétricos pelo país, 78,6% têm como origem o estado de Santa Catarina.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |