| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Alô, Ditran!

Por Alexandre Melo (Interino)


Foto: Alexandre Melo/Jornal Metas/No momento da passagem do veículo, o radar precisa informar a velocidade

As lombadas eletrônicas da Rua Itajaí e Ivo Silveira não estão informando a velocidade do veículo. Estariam inativas? Se alguém receber multa, aplicadas nas últimas duas semanas, pode contestar a falta de informação. É obrigatório que os motoristas sejam informados da velocidade que estão passando nestes redutores eletrônicos.


Brinquedos adaptados

Agora é lei. Os parques infantis instalados em estabelecimentos de ensino, clubes e áreas de lazer em Santa Catarina vão ter que disponibilizar brinquedos adequados ao uso por pessoas com deficiência..O projeto de lei (169/2019), aprovado na Alesc, foi sancionado, nesta semana, pelo governador Carlos Moisés, e virou lei. O autor é o deputado Ricardo Alba (PSL). Pela lei, parques com até cinco brinquedos, ao menos um deverá ser adaptado. Para parques que tenham de 6 a 10 brinquedos, aos menos dois devem ser adaptados. Parques com mais de 10 brinquedos deverão disponibilizar ao menos 20% dos equipamentos adaptados.


O que venta lá não venta aqui

A pressa dos comerciantes de aumentar o preço dos combustíveis não é mesma quando a Petrobras anuncia redução nas refinarias. Desde quarta-feira (15), a estatal reduziu em 3% (R$ 0,10 por litro) da gasolina, mas vi poucos postos de combustíveis da região aplicando a redução. É uma pena, porque quando vem o aumento, o preço muda nas bombas antes da publicação oficial do reajuste. O que venta lá não venta aqui.


Haja férias!

Santa Catarina promete uma temporada de verão 2021/22 das mais movi-mentadas, mas não vi absolutamente nada de melhoria para receber tantos turistas. Os problemas que as pessoas vão enfrentar serão os mesmos de antes da pandemia. Aliás, eu ando explicando por aí, a quem me diz que vai passar o fim de ano em Balneário Camboriú, para ver o belo espetáculo pirotécnico, que o alargamento foi apenas da areia da praia. A cidade não foi alargada, continua estreita, engarrafada, insegura e sem solução a curto e médio prazo.


Calma, gente!

Não sei se é impressão minha, mas as pessoas simplesmente enlouqueceram neste final de ano. O corre corre tá muito maior que em outros anos, estradas e ruas entupidas de carros e todo mundo com pressa de chegar. Isto sem falar do calor infernal dos últimos dias. Acidentes e mais acidentes, imprudências, discussões no trânsito, filas nos bancos, filas nos restaurantes, shopping centers entupidos de gente. Acho que é efeito pós-pandemia, embora a pandemia não tenha acabado, mas acho que as pessoas resolveram se libertar dos dias de confinamento e distanciamento. Fica dica: "vamos devagar com o andor porque o santo é de barro" .


Mulheres em alta

As mulheres seguem em alta na Câmara de Vereadores. Na quinta-feira (16), foi inaugurada a sala da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Gaspar. No espaço, vão trabalhar a procuradora especial, vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB), e a procuradora-adjunta, vereadora Mara da Saúde (PP). A Procuradoria tem como missão orientar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; auxiliar as Comissões em propostas que tratem de direitos relativos à mulher ou à família; fiscalizar e acompanhar campanhas educativas e execu-ção de programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres.


Despedida

O Major Pedro deixa um grande legado para Gaspar. Foram três anos e três meses de muito trabalho, implementando novidades como o PPT, que trouxe mais segurança à população. Evidente que não dá para resolver todos os problemas da cidade, mas o balanço final foi positivo. Ao novo comandante, sucesso. 





VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |