| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

90 anos e muitas histórias

Coluna Pimenta


Preservando a história - Archimedes Naspolini Filho e Moacyr Barbieri.

O empresário e ex-vereador no município de Gaspar, Sr. Moacyr Barbieri, conhecido também por Coca, morador do bairro Barracão, que parte do seu tempo passa também em Criciúma no Sul do Estado, onde tem residência e familiares, dedica-se e tem verdadeira paixão pelo bairro Barracão onde nasceu, passou a maior parte da sua vida tendo também passado por diversos municípios, como Brusque, Jaraguá do Sul, Içara e Criciúma, exercendo diferentes funções. Porém, ele nunca deixou, de fato, o Barracão, onde hoje dedica-se a preservar a história, guardar as memórias da colonização do bairro. Seu desejo é que o espaço da sua casa possa se transformar em um museu de fotografias, algo neste sentido. 


Visita de Archimedes

Seu Moacyr tem sido uma figura importante para o crescimento e desenvolvimento do bairro onde nasceu. Ele doou um terreno para a construção do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Tereza Beduschi e vendeu outras áreas para a instalação de grandes empresas, gerando oportunidades diretas de trabalho no bairro. Aos 90 anos de idade, que irá completar na quinta-feira 25, ele ainda é muito ativo, não para, faz seguidas viagens a Criciúma dirigindo o seu próprio carro, faz visitas e recebe visitas. Nesta semana, segunda-feira (22), recebeu a visita de um grande amigo de Criciúma e que atualmente mora em Balneário Camboriú, Archimedes Naspolini Filho, voz conhecida no Sul do Estado, com mais de 50 anos de experiência no rádio e autor de mais de 20 livros publicados. Seu Moacyr não mede esforços e não esconde o desejo que tem de deixar em evidência e registrar semanalmente nas páginas do Jornal Metas um resgate da história, das comunidades do Barracão Bateias e Óleo grande.


Preocupação


A situação da Pandemia do novo coronavírus continua preocupante. Com objetivo de unificar as ações no enfrentamento ao virus, o governo estadual, parlamentares, Ministério Público de Santa Catarina e mais de 40 prefeitos catarinenses participaram na tarde de terça-feira (23) de uma videoconferência, para novas medidas de combate à pandemia, que deverão incluir restrição de horários e ações para reduzir a circulação de pessoas. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), chamou a atenção para a necessidade de um esforço coletivo para que seja evitado os casos de aglomerações em festas clandestinas ou desnecessárias. Nadal destacou ainda a importância de ouvir os prefeitos que são atores principais do processo restritivo neste momento, Os prefeitos sugeriram que as medidas restritivas sejam unificadas, que se amplie o credenciamento de mais leitos de UTIs em hospitais particulares e que se evite lockdown geral, focando o combate nas aglomerações de pessoas em atividades de lazer. O governador Carlos Moisés, proponente da reunião, e que na manhã do mesmo dia participou de uma reunião com os governadores do Rio grande do Sul e do Paraná, destacou a necessidade das novas medidas restritivas e anunciou a ampliação de mais policiais militares na fiscalização nos municípios, visando proteger a população. Observou porém, que Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do país e teve destaque nacional como uma das melhores gestões diante da pandemia. 


Naatz reeleito


O deputado Ivan Naatz (PL) foi reeleito, na reunião de instalação da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado para o biênio 2021-2022, na terça-feira 22, para a presidência do colegiado, tendo o deputado Valdir Cobalchini (MDB) como vice-presidente. Além dos dois, a comissão ainda é formada pelas deputadas Dirce Heiderscheidt (MDB), Marlene Fengler (PSD), Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido) e os deputados Fabiano da Luz (PT) e Nazareno Martins (PSB). Ao tomar posse, Naatz lembrou a intensa atividade do colegiado nestes últimos dois anos, mesmo com o surgimento da pandemia de Covid-19, no ano passado para cá. "Fizemos 14 reuniões ordinárias, nove seminários e sete audiências públicas, inclusive a maior audiência pública da história da Alesc, com 1,2 mil presentes em Pouso Redondo", recordou também a parceria com o trade turístico catarinense e o protagonismo da comissão na retomada gradual de atividades do turismo em função da crise que atingiu o setor por causa da pandemia.


Câmara Gaspar



A bancada feminina da Câmara de vereadores de Gaspar, composta pelas veradoras, Franciele Back (PSDB), Mara da Saúde (PP) e Zilma Monica Sansão Benevenutti (MDB), reivindicou a elaboração de um Projeto de Lei (PL) para implantar um Posto de Coleta de Leite Humano em Gaspar. A Indicação 103/2021, que entrou na pauta da sessão de terça-feira (23), será encaminhada posteriormente à Prefeitura. De acordo com o texto, os serviços de coleta, processamento, repartição e distribuição do leite materno, incluindo o cadastramento das gestantes, serão feitos por servidores da Saúde. Atualmente o Banco de Leite mais próximo é o de Blumenau. A matéria trata ainda sobre a importância da amamentação e do leite materno nos primeiros seis meses de vida do bebê, além do funcionamento do Posto de Coleta, serão dadas à gestante durante a realização de exames.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |