| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
WhatsApp Image 2021-08-30 at 10.42.48.jpg
COLUNA
PE. FERNANDO STEFFENS E PE. RAUL kESTRING

Tempo de Advento


O Advento tem sempre início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina no dia 24 de dezembro, Véspera do Natal. Nesse ano, seu início recai no dia 28 de novembro.

Do latim adventum, a palavra "advento" significa chegada e, neste caso, faz referência à chegada de Jesus ao mundo. Assim, é o período antes do Natal, em que a igreja se prepara para a comemoração do nascimento do Menino Jesus.

O tempo do Advento tem a duração de quatro semanas, nas quais as leituras bíblicas recordam personagens bíblicos ligados ao Natal: Os profetas, os evangelistas, João Batista, Zacarias e Isabel, Maria e José.

Este tempo que antecede o Natal é o primeiro tempo do calendário litúrgico. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.

As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo, inclusive referindo-se à sua segunda vinda, no final dos tempos, e as duas últimas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação mais imediata para a celebração do Natal.

A coroa do Advento é o símbolo por excelência do Advento. Consiste em um ramo verde disposto em forma circular, onde são colocadas quatro velas nas seguintes cores: verde, vermelha, roxa e branca. A cada domingo uma vela é acesa, até que todas estejam acesas no último domingo do Advento.

As velas são acesas na seguinte ordem: 1.º Domingo do Advento: vela verde; 2.º Domingo do Advento: vela vermelha; 3.º Domingo do Advento: vela roxa; 4.º Domingo do Advento: vela branca. Pode estar exposta na sala das residências, nas casas comerciais, nos ambientes de trabalho e mesmo me ruas e praças públicas.

Pe. Raul Kestring - Blumenau, 21 de novembro de 2021