| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
TOP_Editorial.png

Conhecendo a Polícia Militar



Muitas pessoas acham que a Polícia Militar é a mesma corporação em todos os Estados do Brasil.
Na verdade, cada Estado e o Distrito Federal possui a sua Polícia Militar, sendo que seus uniformes, emblemas e identificação visual são diferentes. Mas sem perder suas características básicas por ser militar: a hierarquia e a disciplina.
Em Santa Catarina, nossa Polícia Militar é do ano de 1835, quando o então Presidente da Província, o Comendador Feliciano Nunes Pires, criou a Força Policial, a qual tinha como missão manter a Ordem e a Tranquilidade Pública.
Ao atuar em conjunto com o Exército brasileiro nos eventos de guerra que marcaram a nossa história, a Força Policial passava a atuar também no campo da Defesa Interna e Se-gurança Nacional.
Na nossa região em 1840 chegaram os primeiros Soldados enviados pelo governante para dar proteção aos colonos devido aos confrontos com os "bugres" que eram os primeiros ocu-pantes desta terra. Com o passar dos anos, o nome da Corporação foi se alterando até chegar ao nome de POLÍCIA MILITAR. Bem como sua missão passou a ser matéria constitucional, onde atualmen-te na Carta Magna em seu artigo 144, §5° temos a competência da PM: "Às Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública".
A partir deste marco legal e de demais legislações infraconstitucionais é que o serviço poli-cial militar é realizado em prol da sociedade brasileira. Em Santa Catarina, especificamente, ao povo catarinense e daqueles que aqui vêm de forma temporária ou para se fixar em definitivo. Sendo o mister da PMSC a garantia das circunstâncias de harmonias tão necessárias para o convívio em sociedade, considerando a vigência das legislações e atuando nas esferas da pre-venção mediante o Policiamento Ostensivo e da repressão mediante ações restauradoras da Ordem Pública quando esta vier a ser descontinuada.
 Jefferson Schmidt,
Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina
Contatos:
047988421896 (Whatsapp)
@coroneljeffersonschmidt (Instagram)





OUTROS ARTIGOS E EDITORIAIS