| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Informe Comercial | Consultório Médico Veterinário Adilson Schmitt completa 2 anos

Foto: Foto: Arquivo Pessoal
A equipe da filial da Agropecuária Trinca Ferro

Com mais de 30 anos de atuação, o médico veterinário Adilson Luis Schmitt, um dos quatro há mais tempo em atividade em Gaspar completa dois anos em seu novo endereço: Rua Barão do Rio Branco, 443, na entrada do bairro Sete de Setembro (anexo à filial da Agropecuária Trinca Ferro). O consultório é especializado em animais pets (pequeno porte). De segunda-feira a sábado, Adilson atende a clientela de Gaspar e região. Hoje, cerca de 80% das consultas é para cães e gatos. Segundo ele, hoje a realidade é diferente. "A Medicina Veterinária evoluiu bastante e chegou a mais de 100 especialidades, o setor pet cresceu e a ciência precisou acompanhar esta evolução".

O médico veterinário chama atenção dos donos de animais para os cuidados que devem ter para evitar doenças como cinomose e parvirose, ambas fatais. A primeira dica é o dono entender que o seu animal faz parte da família, e que precisa de cuidados e de respeito.

Para se ter ideia, a partir dos 45 dias de vida um cão precisa tomar oito doses de vacinas enquanto no gato aplica-se quatro. "Este é o protocolo vacinal completo preventivo", explica Adilson. As vacinas que ele aplica são todas importadas, que é uma garantia a mais de prevenção a diversas cepas existentes de vírus. Se o animal estiver com a carteira de vacinação em dia e mesmo assim apresentar problemas de saúde no período de um ano, que é o prazo de validade das vacinas, o laboratório fornecedor cobre parte do tratamento, como uma espécie de plano de saúde estendido.

As vacinas, alerta o médico veterinário, não previnem apenas doenças nos animais. "A pessoa que convive com a bicharada também pode contrair doenças e as mais comuns são a toxoplasmose, transmitida pelas fezes do gato, e a raiva, transmitida pela mordida do cão", revela Adilson. Ambas as doenças não têm cura e são fatais para o ser humano. O médico veterinário diz que, tanto o cão quando o gato, podem ser infectados pelo coronavírus, porém pesquisas já comprovaram que não existe transmissão para o ser humano. "Os pets são apenas hospedeiros do coronavírus, mas existem outras variantes do coronavírus que atingem apenas cães e gatos e que podem ser fatais para os animais", observa. Sobre a parceria com a Agropecuária Trinca Ferro e a Real Pet, ele diz que é a garantia de produtos de alta qualidade.

O consultório de Adilson Schmitt está registrado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Desde 2018, o município é sede do Núcleo Regional de Médicos e Médicas Vaterinárias de Gaspar e Região, reunindo 37 profissionais do setor. Adilson é o atual presidente. 

Imagens