Emoção e devoção na 21ª Romaria da Terra e da Água, no Braço do Baú, em Ilhota

 Milhares de romeiros de todo o Estado de Santa Catarina enfrentaram o calor da manhã de domingo e participaram da 21ª Romaria da Terra e da Água, no Braço do Baú, em Ilhota.
O local do evento foi escolhido em razão da tragédia climática do ano passado e, por isso, a relação harmoniosa entre o homem e a natureza foi o tema do encontro e a todo momento ressaltada pelos organizadores.
O início da 21ª Romaria aconteceu em um aterro, onde inúmeras casas foram soterradas e várias famílias perderam tudo. Lá foi levantada a cruz que foi carregada ao longo dos dois quilômetros de caminhada e autoridades e representantes eclesiásticos fizerma seu discurso.  
Os romeiros fizeram três paradas ao longo do percurso, até o destino final no Campo do Braço do Baú, onde os romeiros seguiram ao longo do dia celebrando.
Como mandam as tradições das romarias, o alimento era doado e, de massa a risoto, foram servidos pelos organizadores.
Na parte da tarde, o ponto alto do evento foi a celebração de Dom José Negri, bispo da Diocese de Blumenau.
O diácono da comunidade, Marcos Zimmermann, que é nascido na localidade, disse que há um ano a comunidade estava se preparando para esse dia.
“Essa romaria é um símbolo de solidariedade ao nosso povo e foi planejada para acontecer junto à comemoração de um ano de nossa paróquia. Toda essa demonstração estimula as  pessoas que passaram por todo o sofrimento do ano passado, a terem esperança de seguir adiante”, declarou o diácono.
Entres os presentes havia pessoas de Chapecó, Criciúma e de muitos municípios catarinenses, além do prefeito de Ilhota, Ademar Felisky; o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, a sendora Ideli Salvatti e a presidente estadual do PT, Luci Choinacki.

Romeiro profissional
Um grupo da cidade de Meleiro, no sul do Estado, marcou presença na 21ª Romaria, porém um de seus integrantes mereceu um destaque especial, Joelço L. Vassoler, de 54 anos, que carregou a cruz durante todo o percurso. Para ele não foi nenhum sacrifício pois está acostumado a isso e ainda é o responsável pela confecção da cruz. Nas outras 20 edições, Joelço fez a mesma coisa e diz que enquanto tiver saúde irá em todas as romarias para poder seguir com sua fé carregando a cruz. “Pretendo continuar carregando a cruz nas Romarias da Terra e da Água, enquanto minha saúde permitir, pois cada vez aumenta a emoção de participar. Neste ano, como foi aqui no Braço do Baú, quis ver de perto o que aconteceu na tragédia do ano passado; fico sem palavras para explicar uma região tão bonita e preservada sofrer isso”, finalizou.
Joelço estava acompanhando dos amigos Pasqual Milanez, Pedro Carlo Fabri e Terezinha S. Nordio.

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS 2

 

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News