| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Pavimentação.

Tem projeto para o Rota das Águas?

Vereadora Francieli Back pediu informações ao Executivo

Foto: Parques aquáticos recebem milhares de turistas todos os anos
foto: Guilherme Spengler


Parques aquáticos recebem milhares de turistas todos os anos/foto: Guilherme Spengler


a Pavimentação do roteiro turístico "Rota das Águas", no Belchior Alto, voltou a ser pauta no Legislativo Municipal. A vereadora Francieli Back (PSDB) encaminhou requerimento (49/2021) ao Executivo cobrando explicações sobre a conclusão das obras dos acessos aos parques aquáticos. A dúvida, que parece ser a da maioria dos moradores da região e dos donos de parques aquáticos, é se de fato existe um projeto em alguma gaveta da Prefeitura.

O projeto teria sido bancado pela comunidade há mais de 20 anos. A vereadora acredita que não existe projeto, porém, precisa de uma posição oficial do Executivo para poder esclarecer de uma vez por todas a comunidade. Não ter projeto, no entanto, não significa o fim da linha. Francieli quer erguer a bandeira da pavimentação do Rota da Águas. "No meu primeiro mandato, fiquei muito focada na reurbanização da Bonifácio Haendchen e acabei deixando essa questão de lado, mas agora quero retomar o assunto, pois o governo atual tem planos para continuar a pavimentação", justifica a vereadora.

As ruas que interligam os parques aquáticos são a Antônio Schmitz, José Patrocínio dos Santos, José Schmitt Sobrinho, João Zabel, Pedro Paulo dos Santos, Bonifácio Carlos Deschamps e Arthur Mette. Em algumas delas, o asfalto já chegou, mas num cálculo aproximado nem metade dos 21km foram contemplados. É preciso investir mais para garantir segurança aos moradores e milhares de turistas que anualmente visitam os parques aquáticos de Gaspar.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Jorge Pereira, antecipa a resposta que será dada a vereadora tucana. "Desde que o prefeito Kleber Wan-Dall assumiu, em 2016, há esse questionamento, mas não existe projeto e se foi feito em administrações anteriores, ele não está dentro da Prefeitura, pois é preciso um trâmite burocrático para que um projeto doado pela comunidade possa ser aceito no poder público", esclarece. Pereira explica que a retomada da pavimentação do Rota das Águas está no radar da segunda etapa do Programa Avança Gaspar, com recursos do Finisa, que a Prefeitura já está autorizada a contratar. O Avança Gaspar tem prazo até 2023 para executar o cronograma de obras.

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) criou o Núcleo de Parques Aquáticos com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor. Hoje, sete dos oito empreendimentos estão integrados ao Núcleo, que tem na coordenação William Stein. Segundo ele, existe de fato a dúvida sobre o projeto de pavimentação do Rota das Águas, mas que ela vem de muitos anos. O Núcleo ainda acredita na existência do projeto. Todavia, caso a resposta for negativa, o trabalho passa a ser o de viabilizar um projeto. "Vamos em busca de recursos estaduais e federais para um estudo de viabilidade", diz William.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |