| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Mutirão

Postos vão vacinar sem agendamento

Secretaria da Saúde tomou essa decisão para agilizar a imunização

As unidades que estarão abertas neste final de semana são:

EFS Barracão, ESF Santa Terezinha, ESF Centro, ESF Bela Vista, ESF Gasparinho Quadro, ESF Belchior, ESF Gaspar Grande e ESF Margem Esquerda I.

8 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF, comprovante residência;

Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF. OBS: jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis ou levar autorização assinada (disponível em https://www.gaspar.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/159748).

Segunda dose: levar também a carteira de vacinação e identificação;

Terceira dose: (dose de reforço): levar a carteira de vacinação; pessoas com imunossupressão devem comprovar comorbidade (atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano); profissionais de saúde devem apresentar mesma documentação apresentada para a primeira dose.


No próximo sábado (27), a população vai poder se vacinar sem precisar agendar. Oito unidades de saúde do município vão estar abertas - das 8 às 16h - para atender as pessoas que precisam tomar a primeira, a segunda ou, ainda, a dose de reforço contra a COVID-19.

Caso a unidade do bairro não esteja aberta, a pessoa pode se dirigir à unidade básica mais próxima da sua residência. Podem procurar as unidades de saúde pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose. Haverá segunda dose de CoronaVac para quem tomou a primeira até dia 30/10 (28 dias de intervalo), de Pfizer para quem tomou a primeira até dia 02/10 (56 dias de intervalo) e AstraZeneca para quem tomou a primeira até dia 18/09 (70 dias de intervalo).

A Secretaria Municipal da Saúde também anuncia a aplicação da dose de reforço para toda a população com idade acima de 18 anos e profissionais da saúde que já receberam a segunda dose há mais de cinco meses (até 27/06). Para pessoas imunossuprimidos o intervalo é de pelo menos 28 dias da segunda dose para a aplicação da dose de reforço, portanto, para aqueles que tomaram a segunda dose até dia 30/10.

Telefones ocupados

O mutirão de vacinação contra a COVID-19 chega num momento oportuno, pois um bom número de pessoas não estava conseguindo fazer o agendamento por telefone. Embora existam cinco números à disposição, os troncos estão frequentemente ocupados. Simone Oliare tentou por diversas vezes agendar a segunda dose para seus dois filhos, de 17 e 25 anos. Ela vem insistindo desde o dia 8 de novembro, pois eles já poderiam tomar a dose a partir do dia 6. Ela conta que chegou a ligar 15 vezes num único dia para os números indicados, mas não conseguiu falar com os atendentes. "Nem dá ocupado, não atendem mesmo", afirmou.

Maria da Graça Gazaniga, ao contrário, desistiu. Ela tentou agendar a terceira dose da vacina para seus sogros, mas eles acabaram indo na Arena Multiuso no último drive-thru, quando então receberam finalmente a segunda dose.

O jovem Gilson Pereira também não estava conseguindo agendar a sua segunda dose, que venceu no dia 16 de novembro. Ele conta que já no dia 12 começou a ligar para os telefones indicados. Na manhã de segunda-feira (22), ele tentou mais duas vezes e novamente não conseguiu. "É sempre uma gravação informando que todos os ramais estão ocupados". O jovem disse que vai aproveitar o mutirão e se vacinar no posto de saúde do Barracão, bairro onde mora.

Mudanças

Desde o começo do mês, a Prefeitura de Gaspar alterou a sistemática de vacinação contra a COVID-19. Até então, a pessoa, de acordo com a idade, grupo de risco e tipo de vacina, se dirigia até a Arena Multiuso, no bairro Margem Esquerda, onde uma equipe da Secretaria da Saúde realizava a aplicação da vacina em horários pré-determinados.

Com a mudança, as pessoas precisam agora agendar a vacinação, que acontece nas unidades de saúde dos bairros. A Arena Multiuso foi transformada em Centro de Triagem. A Prefeitura até tentou que o agendamento também pudesse ser feito por WhatsApp, mas acabou desistindo por questão de logística. Os cinco números para a população agendar a vacina são: 3091-2131 / 3091-2132 / 3091-2133 / 3091-2134 / 3091-2118.

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura informou que estão sendo agendadas, em média, 400 aplicações da vacina por dia, por isso, devido à alta demanda podem ocorrer demoras. A prefeitura pede compreensão e paciência da população, pois são muitas pessoas ligando ao mesmo tempo. De acordo com o Painel COVID, da Prefeitura de Gaspar, 68,74% da população, acima de 12 anos, já recebeu a 1ª dose da vacina, e 29,75% a segunda dose.



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |