| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
TEMPERATURA

O ano de 2021 foi o quinto mais quente dos últimos 170 anos

Temperatura ficou 1,2ºC acima da média registrada entre 1850 e 1900, por exemplo

Agência Brasil

O ano de 2021 foi o quinto mais quente já registrado, com os níveis de gases aquecedores do planeta, como o dióxido de carbono e o metano, alcançando patamares recordes, afirmaram cientistas da União Europeia (UE).

O Serviço Copérnico de Mudanças Climáticas da UE (C3S) informou, em relatório divulgado nesta segunda-feira (10), que os últimos sete anos foram os mais quentes do planeta, conforme registros que datam de 1850. A temperatura média global em 2021 ficou entre 1,1 e 1,2º Celsius acima dos níveis de 1850 a 1900.

Vários países estão comprometidos com o Acordo de Paris, de 2015, para limitar o aumento das temperaturas globais em 1,5ºC, nível que, segundo os cientistas, vai evitar os piores impactos do aquecimento global. A meta requer que as emissões sejam cortadas pela metade até 2030, mas até agora elas só aumentaram.

Conforme as emissões alteram o clima do planeta, a tendência de aquecimento em longo prazo continua. As mudanças climáticas exacerbaram muitos dos eventos climáticos extremos que marcaram o mundo em 2021, desde inundações na Europa, China e no Sudão do Sul, aos incêndios florestais nos Estados Unidos.

"Esses eventos são forte lembrete da necessidade de mudarmos nosso modo de vida e de tomarmos medidas decisivas e eficientes em direção a uma sociedade sustentável e à redução de emissões líquidas de carbono", afirmou o diretor do C3S Carlo Buontempo. 

Previsão do tempo

A circulação marítima segue atuante sobre o litoral de Santa Catarina. Combinada a instabilidades em níveis mais altos da atmosfera e um sistema de baixa pressão no litoral do Sudeste do Brasil. Por isso, a semana começou com muita chuva - entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira. Essa chuva fina e persistente segue durante todo o dia. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Vale do Itajaí e Litoral Norte. Já entre os Planaltos e oeste o dia deve ser de predomínio do sol entre nuvens. Por conta do calor e umidade, há chance de temporais isolados - com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo - entre o final da tarde e à noite dos Planaltos ao Meio Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

Já para a terça-feira (11), a circulação marítima permanece atuando sobre o litoral e áreas próximas mas, uma vez que os ventos passam a soprar de nordeste, vai perdendo força ao longo do dia. A chuva deve ser mais persistente no Litoral Norte. Já entre A Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí há chance de chuva fraca e isolada. Por conta do maior predomínio da nebulosidade, as temperaturas não passam dos 27°C. Entre os Planaltos e oeste catarinense o dia deve ser de predomínio de sol e variação de nuvens. Durante a tarde segue fazendo calor nestas áreas, com máximas se aproximando dos 35°C entre o Oeste Extremo Oeste de Santa Catarina.

Na quarta-feira (12), a umidade transportada do continente para a costa de Santa Catarina diminui, mas ainda podendo ocasionar chuva fraca e isolada nos extremos do dia no Litoral Norte. O sol volta a aparecer entre nuvens no litoral e no interior do estado segue fazendo calor. Durante a tarde as temperaturas se aproximam ou ultrapassam os 30°C na maior parte de Santa Catarina, com máximas variando entre 35°C e 39°C entre o Oeste e Extremo Oeste e entre 29°C e 34°C nas demais regiões. Por conta do calor e disponibilidade de umidade, há chance de chuva fraca e isolada no centro do estado, mas sem risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14) o destaque ficará por conta do predomínio do sol e do calor em Santa Catarina. A tendência é de que as temperaturas sigam elevadas, ultrapassando os 30°C em todo o estado e se aproximando dos 40°C em algumas cidades do Oeste e Extremo Oeste do estado.

 



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |