Resultado de 2017 mostrou crescimento de 21% em comparação ao ano anterior

A Polícia Civil, através da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/Deic) concluiu nesta terça-feira, 16, o levantamento de suas atividades durante o ano de 2017. Os números superaram o ano anterior, com significativo aumento no número de prisões e também na recuperação de patrimônio. Utilizando a avaliação da tabela Fipe, o valor total dos bens recuperados pela Polícia Civil é de R$ 12,3 milhões, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano de 2016. No ano passado, a DFRV também efetuou mais prisões que em 2016 - foram 98 contra 78.

Além dos trabalhos envolvendo combate aos crimes relacionados a veículos, foram realizadas ações contra roubo e desvio de cargas, com destaque para a desarticulação de uma organização criminosa que agia nos três estados do sul, desviando cargas de grãos e causando prejuízos milionários, com mais de dez integrantes que foram condenados a mais de 200 anos de prisão.

Polícia Civil de SC é referência nacional

No que diz respeito aos furtos e roubos no território catarinense, em 2017 foram roubados ou furtados 16.059 veículos. No mesmo período, as forças policiais catarinenses recuperaram 10.589, o que significa um percentual de 65,9 % de recuperação, um dos melhores índices no cenário nacional.

Em 2017, foram furtados ou roubados em SC, 2.665 veículos a menos que em 2016, o que significa uma importante redução de 14 % nesse tipo de delito. Numa avaliação em âmbito nacional, a maioria dos estados enfrenta um crescimento na incidência dessa modalidade de crime, enquanto em SC houve uma diminuição. De acordo com dados extraídos do Anuário da Segurança Pública, Florianópolis figura como a 3ª capital brasileira com o menor índice de furtos e roubos de veículos.