Para alguns casos, a Justiça admite a troca do nome de batismo
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
FOTO BANCO DE DADOS PIXABAY
O brasileiro é excepcionalmente criativo. Não seria diferente na hora de escolher os nomes dos filhos. Em 2013, a consultoria proScore fez um levantamento a partir de 165 milhões de CPFs em que foram apresentados 1.169 nomes únicos no Brasil. Seja por excesso de imaginação, erros de digitação, combinações inusitadas ou ruídos de comunicação, esses nomes são de fato muito originais, para não se dizer esquisitos.
Carregar para o "resto da vida" um nome que gera curiosidade aos outros ou lhe expõe ao ridículo não é obrigação. Imagine você se chamar Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado, Asteróide Silverio ou ainda Colápso Cardíaco da Silva. Pois acreditem! Estes nomes de batismo existem e foram aceitos nos Cartórios de Registro Civil do País numa época em que não havia uma legislação tão rígida. Nos dias atuais, se a pessoa não se sente confortável com o nome que lhe foi dado pelos pais não precisa conviver com isso por toda a vida. A legislação brasileira permite alterar o nome em situações específicas.
A mudança posterior é autorizada pela Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73, artigos 56 a 58), no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil (LRP, art. 58), ou a qualquer momento desde que assistido ou representado. A solicitação pode ser realizada diretamente no cartório quando há erros de grafias que não exijam indagação para a constatação imediata da necessidade de correção (LRP, art. 110).
Na maioria dos casos, a retificação é judicial, com oitiva obrigatória do representante do Ministério Público, observando-se o procedimento previsto no artigo 109, que define: "Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o Juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério Público e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório."
Admite-se a alteração ainda em casos de exposição ao ridículo ou quando fundada em relevante razão de ordem pública. A Lei permite também a substituição do prenome por apelido público e notório. Para dar entrada no processo, é necessário a contratação de um advogado e o pagamento das custas. Porém se mostra necessária a demonstração de que a alteração não acarretará prejuízos a terceiros (certidões negativas de débitos, ações, protesto, etc).
A assessora jurídica Júlia Miers May, lotada no gabinete da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville, explica que o caso mais comum de pedido de alteração de registro trata-se da não identificação com o prenome, utilizando-se de prenome similar ou diverso ao longo da vida, seja por constrangimento (exposição ao ridículo) ou equívoco do cartório ao lavrar a certidão.
"Temos muitos processos também de alteração de sobrenome, inclusão ou exclusão do sobrenome do cônjuge após o casamento/divórcio, inclusão do sobrenome da mãe/pai/avós quando não incluídos por ocasião do registro do nascimento, e erros de grafia no sobrenome, nesses casos geralmente com a finalidade de facilitar a obtenção de outra cidadania", ressalta.
May enfatiza ainda que a justiça costuma ser célere na solução desses pedidos. Para isso, explica, a petição inicial deve estar bem fundamentada e acompanhada de todos os documentos. "Sendo assim, em média, uma sentença favorável, desde o ajuizamento até a decisão, leva de dois a três meses para ser proferida", conclui.
Conheça os 50 nomes mais estranhos registrados nos Cartórios do Brasil, segundo levantamento da consultoria proSocore
1. Aeronauta Barata
2. Agrícola Beterraba Areia
3. Agrícola da Terra Fonseca
4. Alce Barbuda
5. Amado Amoroso
6. Amável Pinto
7. Amazonas Rio do Brasil Pimpão
8. América do Sul Brasil de Santana
9. Amin Amou Amado
10. Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
11. Antônio Morrendo das Dores
12. Aricléia Café Chá
13. Ava Gina
14. Asteróide Silverio
15. Bandeirante do Brasil Paulistano
16. Barrigudinha Seleida
17. Bispo de Paris
18. Bizarro Assada
19. Céu Azul do Sol Poente
20. Chevrolet da Silva Ford
21. Colápso Cardíaco da Silva
22. Disney Chaplin Milhomem da Silva
23. Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
24. Dolores Fuertes de Barriga
25. Esparadrapo Clemente de Sá
26. Homem Bom da Cunha Souto Maior
27. Ilegível Inilegível
28. Inocêncio Coitadinho
29. Janeiro Fevereiro de Março Abril
30. Lança Perfume Rodometálico de Andrade
31. Marciano Verdinho das Antenas Longas
32. Maria Privada de Jesus
33. Maria Tributina Prostituta Cataerva
34. Maria-você-me-mata
35. Mimaré Índio Brazileiro de Campos
36. Napoleão Sem Medo e Sem Mácula
37. Natal Carnaval
38. Necrotério Pereira da Silva
39. Oceâno Atlântico Linhares
40. Otávio Bundasseca
41. Pacífico Armando Guerra
42. Padre Filho do Espírito Santo Amém
43. Plácido e Seus Companheiros
44. Remédio Amargo
45. Renato Pordeus Furtado
46. Restos Mortais de Catarina
47. Rocambole Simionato
48. Universo Cândido
49. Vicente Mais ou Menos de Souza
50. Zélia Tocafundo Pinto
Deixe seu comentário