Bombeiros ainda tentaram a animação, porém, ele morreu de parada cardiorrespiratória

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

A ingestão de um biscoito provocou a morte de um homem, de 24 anos, na cidade de Navegantes nesta quarta-feira (23). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 18 horas, para atender a um chamado de pessoa engasgada com alimento. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com as vias aéreas da vítima totalmente obstruídas. Um guarda-vidas que estava próximo ao homem já havia feito os primeiros socorros, porém, o caso era muito grava. Os bombeiros realizaram então um procedimento para ressuscitação cardiopulmonar e acionou o Arcanjo-03. Após cerca de 45 minutos de tentativas, foi confirmada a morte da vítima. 

Este não é o primeiro caso que uma pessoa morre por asfixia. No dia 17 de fevereiro, uma criança morreu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, depois ter engolido acidentalmente um apito. O fato também ocorreu na cidade de Navegantes. 

Como agir em caso de engasgo

Fonte: tuasaude.com

Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhad pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força;

Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.

Porém, se isso não funcionar, ou se o engasgamento for mais grave, como o que acontece ao comer alimentos moles como carne ou pão, deve-se iniciar imediatamente a manobra de Heimlich, que consiste em:

 - Ficar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé (veja imagem);

- Passar os braços à volta do tronco da pessoa;

- Cerrar o punho da mão que tem mais força e colocá-la, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas, como na imagem 2;

- Colocar a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;

- Fazer pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula, como mostra a imagem 3.

data-filename="retriever" style="font-family: "Helvetica Neue", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 13px; width: 50%;">

Veja o que fazer em caso de bebês e crianças com menos de 2 anos.

A pressão criada por esta manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima, liberando as vias aéreas, mas não deve ser feita em crianças com menos de 2 anos ou grávidas. Após este procedimento é normal que a pessoa comece a tossir, por isso, é importante deixá-la tossir, pois é a melhor maneira de evitar o sufocamento.


O que fazer se nada resultar

Se após a manobra, a pessoa continuar engasgada e sem conseguir respirar por mais de 30 segundos, é recomendado chamar ajuda médica, ligando para o 192. Durante esse tempo, pode-se manter a manobra de Heimlich ou, então, tentar virar a pessoa de cabeça para baixo e tentar abaná-la para que o pedaço que está engasgando se mova e deixe passar o ar.

Se for seguro, e se a pessoa não estiver cerrando os dentes, pode-se tentar colocar o indicador pela boca até a garganta, de forma a tentar puxar o objeto ou resto de comida que está preso. No entanto, é possível que a vítima tenha tendência para fechar a boca com força, o que pode resultar em feridas e cortes na mão.

Se entretanto a pessoa desmaiar e deixar de respirar, deve-se parar de tentar tirar o objeto da garganta e iniciar a massagem cardíaca até chegada da ajuda médica ou até que a pessoa reaja.


O que fazer quando engasgar sozinho

Nos casos em que se está sozinho e a tosse não está ajudando, pode-se seguir os seguintes passos:

- Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;

- Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;

- Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

O ideal é esta manobra ser feita em cima de um tapete, mas numa superfície lisa e dura. No entanto, pode ser feita diretamente no chão, pois, embora exista risco de quebrar alguma costela, é uma manobra de emergência que pode ajudar a salvar a vida.

Outra opção é realizar a manobra em cima de um balcão alto, apoiando o peso do corpo com os braços esticados sobre o balcão e depois deixando-o cair o tronco sobre o balcão com força.

Não esqueça de acionar o Corpo de Bombeiros ou Samu.