Médico gasparense recebeu moção de aplausos pela brilhante carreira


Um dos médicos mais conceituados de Santa Catarina teve o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado pelos seus mais de 50 anos de profissão. Na tarde desta segunda-feira, dia 18, o gasparense João Leopoldino Spengler, 80 anos, recebeu uma moção de aplausos. A iniciativa foi do deputado João Amin (PP). A esposa, Maria Helen. o prefeito Kleber Wan-Dall e o deputado federal e amigo pessoal, Esperidião Amin, também participaram da solenidade.

Sem conseguir esconder a emoção, Dr. João disse, em entrevista à Rádio Alesc, que a homenagem vem coroar uma carreira de 53 anos, que escolheu ainda muito jovem, com apenas 12 anos e que sempre o fez muito feliz. "Quando me perguntam qual o segredo, eu respondo que é gostar daquilo que se faz, eu gosto de ser médico, eu amo a minha profissão e sempre me realizei como médico". Dr. João ainda agradeceu o apoio da família, que sempre o ajudou nesta caminhada.

Médico e conterrâneo de João Spengler, Mário Celso Schmitt, também presente à solenidade, exaltou o profissionalismo do colega. "É um exemplo de médico, dedicado, competente e amado pela população onde trabalha, é de extrema confiança de todos os gasparenses e de todos aqueles que o conhecem como médico". Ele destacou ainda que Dr. João segue sendo um exemplo para todos os médicos gasparenses.


O prefeito Kleber Wan-Dall disse que Dr. João marca a história de Gaspar não apenas pelo fato de ser médico, mas pela forma como trabalha e pela credibilidade e confiança que adquiriu junto à população, além do amor e carinho que tem pela cidade. "Tudo isso faz do Dr. João uma personalidade querida e amada por todos nós. Por isso, nada mais justo que a Assembleia Legislativa proporcione este momento ao Dr. João, reconhecendo este trabalho, profissionalismo e amor pela cidade", enfatizou o prefeito.

Natural de Gaspar, no Vale do Itajaí, Dr. João Leopoldino Spengler, 80 anos, exerce a profissão desde 1969, tendo atuado no Hospital de Gaspar desde sua fundação em 1970, realizando o primeiro parto na instituição. De lá para cá, Dr. João ajudou no nascimento de mais de 4 mil bebês gasparenses.

Pode-se dizer que Dr. João é o médico de todos os gasparenses. É comum encontrar duas e até três gerações de uma mesma família que passaram pelo consultório do clínico geral, que hoje atende no Centro Empresarial Atitude. João foi criado em um sítio, no bairro Pocinho, com os pais Maria Elza e Carlos Adão Spengler (in memorian), e 10 irmãos. A família de agricultores nem imaginava que seria possível formar um dos filhos em uma universidade. Porém, aos 12 anos de idade, João manifestou o sonho de se tornar médico. Ele não sabe exatamente o que o motivou à profissão, mas lembra-se que naquela época era muito difícil conseguir atendimento. "Não havia médicos em Gaspar, somente em Blumenau. E naquele tempo o transporte era complicado". Ele conta que muitos foram os sacrifícios dos pais para que ele realizasse o sonho: João foi o único dos irmãos a fazer uma faculdade. Dos 1.200 candidatos ao vestibular, ele passou em 25º lugar. Em 1969, recebeu o diploma de médico. Corria nas veias o desejo de atender à comunidade de Gaspar. Por isso, dias depois de diplomado, ele passou a atender em um casarão na rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro da cidade. Porém, muitas vezes precisava pegar a estrada para atender pacientes em casa, no interior do município.

Com a abertura do Hospital de Gaspar, em 1970, ele recebeu o convite para instalar o consultório dentro da casa hospitalar. Foi Dr. João quem encaminhou o primeiro paciente ao hospital e também fez o primeiro parto no hospital, no dia 16 de agosto de 1970. Em toda a sua vida profissional, o médico acumula mais de 4 mil partos.

Em 2007, quando o hospital fechou as portas (reabriu em 2009), a clínica mudou para uma residência na rua Sete de Setembro. Ficou por lá até 2013, quando a casa foi atingida por um princípio de incêndio. Dr. João escolheu então o Atitude Centro Empresarial para instalar o consultório. Salvou muitas vidas, fez muitos amigos e ganhou o reconhecimento da comunidade gasparense e agora de todos os catarinenses.