Fato chamou atenção da juíza da sessão, que registrou o momento em foto.

Um fato curioso foi constatado na Vara Criminal da comarca de Gaspar neste mês de março, mês em que se comemora o Dia da Mulher (no dia 8). A maioria dos envolvidos no andamento do Tribunal do Júri eram mulheres: da magistrada, que presidiu a sessão, à policial militar, que integra a equipe de segurança. Haviam dois homens como assistentes de acusação, assim como três homens pela defesa do réu. 

O registro recente feito no Salão do Tribunal do Júri mostra a juíza presidente da sessão Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro, a promotora de Justiça Lara Zappelini Souza, a escrivã da sessão Eliane dos Santos Nunes, a assessora jurídica Josiane Antunes, a assistente de promotoria Maitê Mondini Martini, a oficial de Justiça Renata Karoline Medeiros, a senhora Ivanir Oliveira Campos de Almeida, colaboradora terceirizada que auxilia servindo água e organizando as refeições, e a policial militar Bruna Ramos.

A magistrada, titular da unidade desde julho de 2021, fez questão de fazer o registro em um dia de sessão e compartilhar o fato: "Durante a Sessão de Julgamento, que durou mais de 14 horas, passando os olhos pelo Salão do Tribunal do Júri, me dei conta que a Promotora, que fazia uso da palavra naquele momento, a força policial, a pessoa que cuida do nosso bem-estar, servindo o essencial cafezinho, e as demais auxiliares, eram todas mulheres, formando um belo time. De batom, com ou sem salto alto, porque somos assim. Competentes e diligentes, entregando, em suas respectivas funções, a prestação jurisdicional na comarca de Gaspar. Para mim, foi uma constatação muito gratificante, no meio de um dia cansativo de trabalho. E nas pessoas desse belo time, aproveito para estender minha homenagem a todas as mulheres neste mês que é, merecidamente, dedicado a elas", disse a juíza Griselda. 

E elas não são maioria apenas nas sessões do Tribunal do Júri comarca. Predominam também no gabinete e no cartório da Vara Criminal de Gaspar, onde, dos 13 servidores e estagiários que atuam na unidade, 10 são mulheres.