Previsão é de repasse de cerca de R$ 10 mil/mês para a vigilância por sistema de câmera a partir do COPOM

PS: No texto original, por um erro de grafia, escrevemos que o prefeito "Wan-dall descartou a possibilidade de um convênio semelhante visando o monitoramento das escolas do município, alvos constantes de roubo e vandalismo". Na verdade, "Wan-Dall não descartou a possibilidade de um convênio". Pedimos desculpas aos nossos leitores e fizemos a correção um dia após a publicação original.

FOTOS ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS

style="width: 950.5px; height: 633.667px;" data-filename="retriever">

Samae e Polícia Militar de Santa Catarina firmaram convênio que vai garantir policiamento e monitoramento permanente nas quatro estações de tratamento de água, nas duas de tratamento de esgoto e na de captação de água do rio Itajaí-Açu. Na tarde desta segunda-feira, dia 9, o prefeito Kleber Wan-Dall sancionou a Lei Municipal 4.200/2022, aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza o convênio. O evento ocorreu na sede da Prefeitura Municipal, na presença do comandante do 7º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) de Santa Catarina, tenente-coronel Luiz André Pena Viana de Oliveira; do chefe do Estado Maior do 7º CRPM, tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel; do comandante da Polícia Militar de Brusque, Major Pedro Carlos Machado Junior; do Chefe da Divisão Operação do 7º CRPM, Major Heintje Heerdt, e do comandante da 2ª Companhia do 18º Batalhão de PM de Gaspar, 1º Tenente  Alex Matias de Souza. De acordo com o Samae, o valor repassado pelo município à PM deve ficar em torno de R$ 10 mil por mês, devendo oscilar de acordo com a necessidade de investimento na infraestrutura, tanto na Central de operações da PM (Copom) em Blumenau quanto na de Gaspar. O convênio entra em vigor assim que a lei for publicada no Diário Oficial do Município.

O diretor presidente do Samae, Cleverson João Batista, afirmou que existem frequentes atos de vandalismo e de invasões de áreas do Samae em Gaspar. No ano passado, revelou o diretor presidente, foram roubados cabos da estação de captação de água, localizada no centro da cidade (próximo à ponte Hercílio Deeke). "Este tipo de ação compromete o abastecimento de água de praticamente todo o município". Batista lembra que o convênio também vai garantir segurança às comunidades que vivem no entorno das estações de tratamento. 

As câmeras de videomonitoramento também vão poder ajudar a evitar acidentes, já que muitas pessoas invadem áreas do Samae consideradas de risco. "Recentemente, uma pessoa se perdeu na área da ETA IV e foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros", revelou o diretor presidente.

O comandante da 7º CRPM, tenente-coronel Luiz André Pena Viana de Oliveira observa que o convênio vai permitir que a Polícia Militar execute um policiamento mais efetivo nestas regiões. "Tratam-se de pontos estratégicos importantes da cidade, onde deve ser assegurado o patrimônio, além da própria segurança do cidadão". Rondas policiais vão acontecer com mais frequência nestas regiões da cidade.

data-filename="retriever" style="width: 746.5px; height: 497.667px;">

Viana também garantiu que existe efetivo para o convênio, tanto na central de operações em Blumenau quanto em Gaspar. O foco, segundo ele, são as ETAs, porém, nada impede que se firme outros convênios para garantir a segurança dos equipamentos públicos, como por exemplo das escolas. "Embora já exista uma rede de segurança escolar, onde a Polícia Militar atende com rondas ostensivas e programas como o Proerd, nada impede que seja firmado um convênio semelhante para protegermos as escolas".

O prefeito Kleber Wan-Dall disse que, embora a PM seja um órgão do Governo do Estado, atende a população local e que, portanto, "é uma maneira do município ser parceiro da Polícia Militar visando a melhoria da prestação do serviço de segurança pública na cidade".

Wan-dall não descartou a possibilidade de um convênio semelhante visando o monitoramento das escolas do município, alvos constantes de roubo e vandalismo . "Este é o primeiro, uma espécie de piloto para outras áreas do governo", afirmou. O prefeito, porém, observa que é preciso analisar a questão ponto de vista jurídico e de orçamento da Prefeitura, além da operacionalização da Polícia Militar no sentido de prestar este apoio para as escolas do município.

O comandante da PM de Gaspar, 1º Tenente, Alex Matias de Souza, disse que novamente a Polícia Militar de Gaspar se destaca no cenário de segurança pública do Estado como a  primeiro a aderir a este tipo de convênio. Ele explicou que os policiais irão fazer rondas ostensivas nas áreas das estações do Samae e manter contato com os moradores próximos e funcionários da autarquia. A partir da instalação da estrutura de videomonitoramento, a PM vai passar a observar 24 horas a movimentação nestes locais. Para o tenente Alex, a grande vantagem do convênio é que o município vai investir na melhoria da Polícia Militar com o repasse de recursos para atender as necessidades de reforço na infraestrutura da corporação de Gaspar. Por fim, ele revelou que o recente aumento do efetivo de policiais foi decisivo para o convênio.

data-filename="retriever" style="width: 50%;">


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

FOTO ARQUIVO PMG