As 14 unidades Estratégia Saúde da Família do município estarão abertas para vacinar a comunidade.

Atenção, você que precisa tomar a vacina contra gripe ou contra sarampo. Neste sábado, dia 30, ocorre o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e contra o sarampo. Em Gaspar, as 14 unidades Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vão atender das 8h às 17h, sem intervalo, para facilitar o acesso da população às vacinas.

Nesta primeira etapa, o público-alvo para imunização contra a gripe são idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Já a aplicação da vacina contra o sarampo é destinada apenas para profissionais da saúde e crianças de seis meses até quatro anos de idade.

Para dar agilidade à vacinação, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas levem documentos de identificação e carteira de vacinação. Além disso, parte do público-alvo deve apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização, como os profissionais de saúde, por exemplo, que devem apresentar comprovante como crachás, carteira de trabalho ou holerites.

Desde o inicio da campanha de vacinação da gripe, no dia 4 de abril, foram aplicadas no município apenas 2.465 doses da vacina, ou seja, 15,4% da cobertura vacinal. O público-alvo da campanha em Gaspar é de 15.940 pessoas.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz, reforça a importância da imunização. "Queremos aumentar a nossa cobertura vacinal em Gaspar. É importante que pessoas que fazem parte do grupo prioritário vão até as unidades e fiquem protegidos. A vacinação protege, fazendo com que haja menos procuras em atendimentos de saúde para tratar essas doenças, resultando em mais atenção da equipe para os casos de dengue e Covid-19 de Gaspar", pontua o secretário.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia.

Próxima etapa

Vale destacar que as campanhas de vacinação contra a gripe foi dividida em duas etapas. A partir da próxima segunda-feira, dia 2, até 3 de junho, poderão se vacina também gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

As unidades Estratégias de Saúde da Família que possuem sala de vacinação são:

ESF Barracão: R. João Barbieri, 143

ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N

ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n

ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75

ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130

ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N

ESF Gasparinho: R. Fênix

ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n

ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700

ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100

ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n

ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller

ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm

ESF Lagoa: Estrada Geral Poço Grande, s/n