Alunos do 4º ano da rede municipal de Gaspar vão receber o projeto.

O programa "Defesa Civil na Escola" está de volta para a edição 2022. Cerca de 500 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Gaspar vão receber as orientações do projeto, que busca capacitar os estudantes sobre assuntos de prevenção e proteção civil. O projeto é realizado pela Prefeitura de Gaspar por meio da Superintendência de Defesa Civil do município.

Até o final do ano, o projeto pretende atender todas as turmas de quarto ano, dos períodos matutinos e vespertinos. A proposta de trabalhar com essas turmas acontece em função da idade dos alunos, que geralmente possuem um interesse maior em descobrir conceitos novos e de repassar para os pais, familiares e toda comunidade, sendo propriamente um agente de prevenção. Os alunos aprendem de forma didática e através de vídeo aulas sobre percepção de riscos, leitura de pluviômetro e como fazer um pluviômetro caseiro.

O programa é dividido em três eixos de atuação: educação com estudantes, plano de emergência e gestão de abrigos. Além de aprender sobre prevenção, os estudantes também participarão de ações de preparação para situações emergenciais, formação de brigada de incêndio, elaboração do plano de emergência, planejamento de ações, coordenação e gestão de abrigo no município.

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, afirma que essa é uma grande oportunidade para o aluno. "Conseguimos proporcionar para os alunos resiliência, principalmente quando eles estão cientes de situações de desastres. Para que quando houver algum desastre, eles consigam se sentir tranquilos nessas situações de crise", explica.