Veículos ficam a noite estacionados e com som automotivo bem acima do permitido pela Lei do Silêncio.


style="width: 750.222px; height: 426.922px;" data-filename="retriever">


Durou menos de um ano o sossego dos moradores da Rua Duque de Caxias, em frente ao número 230, onde durante o dia funciona uma revenda de veículos. Neste final de semana, um grupo de homens e mulheres, a maioria jovens, voltou a se reunir para consumir bebida alcóolica e ouvir música em decibéis muito acima do permitido pela lei. De acordo com um morador das proximidades, que tem um familiar acamado e passou boa parte da madrugada de domingo sem conseguir dormir, a aglomeração começou por volta das 4 horas e continuou até o amanhecer quando a polícia atendeu ao chamado dos moradores. Por volta das 6h30min, ele gravou um vídeo onde ainda é possível ouvir o volume alto da música. "A baderna tá grande de novo", lamentou.

A Polícia Militar foi até o local, por volta das 7h30min, e constatou que ainda havia um grande número de pessoas consumindo bebidas e ouvindo som automotivo em volume bastante alto. Os policiais conversaram com o grupo e, segundo o relatório, a maioria das pessoas deixou o local. Os proprietários de dois automóveis, que estavam com o volume do som acima do permitido por lei foram identificados. A guarnição lavrou então um TC - Termo Circunstanciado - para os autores da perturbação e apreendeu os aparelhos de som. Também foram realizados procedimentos de trânsito. Os policiais militares autuaram e removeram três veículos para o pátio da Ditran, além de recolherem as CNHs dos motoristas. Em junho do ano passado, a PM também precisou intervir  depois de várias reclamações dos moradores. Desde então, não havia mais registro de perturbação do sossego no local, porém, de uns tempos pra cá os grupos voltaram a se reunir.

O que diz a Lei do Silêncio

O nível máximo de som permitido é de 70 decibéis no período diurno, de 6h às 22 horas. Já fora desse horário, a Lei do Silêncio estabelece que o ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cão) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.