Número está abaixo do esperado pelo município, porém secretária de Saúde afirma que vacinação está caminhando.

Até o dia 31 de janeiro, 596 crianças com idade entre 5 e 11 anos já haviam tomado a dose pediátrica da vacina contra Covid-19 em Gaspar. Os dados são da prefeitura municipal. A vacinação do público infantil começou na cidade no dia 19 de janeiro.

Santa Catarina recebeu as primeiras doses da vacina no dia 14 de janeiro e alguns municípios já começaram a imunizar as crianças no mesmo dia. Conforme dados do Estado, 29.281 crianças catarinenses já receberam a vacina, pouco mais de 4,5%.

A secretária de Saúde de Gaspar, Silvania Janoelo, afirma que a vacinação do público ainda é pequena em relação ao que o município espera. "Nós temos em torno de 600 crianças vacinadas em Gaspar, de 5 a 11 anos. É um número pequeno em relação ao que a gente espera. A gente espera que mais de cinco mil crianças que sejam vacinadas. Porém, a gente têm diariamente percebido que existe, sim, procura pela vacina. Nós estamos caminhando e avançado nesse sentido das imunizações".

Gaspar tem disponibilizado tanto a vacina pediátrica da Pfizer quanto a CoronaVac, que são os dois imunizantes disponíveis para crianças.

Outros públicos

Em Santa Catarina, 5.367.980 pessoas já estão com a imunização completa (1ª dose, 2ª dose e dose de reforço) contra Covid-19, um total de 79,34% da população vacinável. Já em Gaspar, dos 70.793 habitantes apenas 49.987 estão com o esquema vacinal completo, pouco mais de 75% da população.

A secretária de Saúde diz que algumas pessoas ainda estão buscando a primeira dose do imunizante, porém as vacinas têm sido muito procuradas e o resultado da imunização é perceptível. "Nós temos visto o resultado do avanço das vacinas baseado no número de pessoas que nós temos infectadas, o quanto tem aumentado o número de pessoas com sintomas gripais e até com resultado positivo para Covid, porém, nós não temos tido histórico de UTI lotada e todo esse processo que a gente já viveu em outro momento da pandemia".