'Baú de Práticas II: Há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras reúne 18 textos de 24 educadores

O plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar recebeu nesta quarta-feira (2) o lançamento do livro "Baú de Práticas II: Há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras". A organizadora da obra é Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig.

Durante o evento, houve apresentação musical da família Amorim Antunes e entrega de exemplares a alguns dos presentes.

A educadora Maria Helena Martins Effting contou um pouco sobre o processo de produção do livro. "Com a chegada da pandemia, nossos encontros foram apenas virtuais e fomos trocando informações, lendo os textos, corrigindo e revendo. Os autores voltaram aos textos várias vezes até que conseguimos reunir todos os 18 relatos na obra", revelou.

Além das gasparenses Rosane Regina Schmitt e Giana da Costa, há autores de Brusque, São João Batista, Nova Trento e Blumenau.

Obra

Com 18 textos de 24 educadores, a obra reúne projetos de letramento desenvolvidos na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental e Médio, no cotidiano familiar e na formação de professores.

A primeira parte relata a história dos 20 anos do Grupo de Professores de Língua Portuguesa (GPLP). Já a segunda apresenta a fundamentação teórica.

Entre as 361 páginas, podem ser encontrados relatos sobre a relação entre literatura e demais gêneros multimodais; organização de revista e de jornal; estreia de alunos como autores; cartas na pandemia e educação inclusiva.