Vacinas contra gripe e sarampo estão disponíveis para grupos prioritários.

Na segunda-feira, dia 4, duas importantes campanhas nacionais de vacinação iniciaram por todo o Brasil de forma simultânea: a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional contra o Sarampo. Ambas serão realizadas até o dia 3 de junho, com o "dia D" de mobilização marcado para 30 de abril. As duas campanhas foram iniciadas por grupos prioritários, conforme definição do Ministério da Saúde. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo elegível. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que o Brasil dispõe de 77,9 milhões de doses contra as cepas mais recentes de influenza (cepas H1N1, H3N2 e tipo B). 

Na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai até o dia 30 de abril, as vacinas serão aplicadas apenas em profissionais de saúde e pessoas com idade acima de 60 anos. Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo inicia também pelos profissionais de saúde, que serão imunizados até o dia 30 de abril.

Em Gaspar, todas as Estratégias de Saúde com sala de vacina estão aptas para aplicar a vacina e não há necessidade de agendamento. Qualquer pessoa que faça parte dos grupos prioritários pode procurar uma das 14 salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade para receber o imunizante.

Para dar agilidade ao processo de vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas levem documentos de identificação e carteira de vacinação. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde devem apresentar ainda um comprovante, que pode ser o crachá, carteira de trabalho ou holerites.

A secretária de Saúde de Gaspar, Silvania Janoelo dos Santos, reforça sobre a importância da imunização. "A vacina está sendo ofertada em todas as nossas ESFs com salas de vacina. É muito importante que os grupos prioritários vão até a unidade e fique protegido. Sabemos que a melhor forma de prevenção é por meio das vacinas, a exemplo da Covid-19. Todas as vacinas são oferecidas de forma gratuita nos serviços da rede municipal de saúde. A Influenza e o Sarampo são doenças graves, que podem levar à morte, então, vacine-se", orienta a secretária.

As Estratégias de Saúde (ESFs) que possuem sala de vacinação são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II, Coloninha e Lagoa. O horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2022 será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, que vai de 4 a 30 de abril, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, que acontece entre os dia 2 de maio a 3 de junho, serão vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Sarampo

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também será realizada em duas etapas, sendo que na primeira, que acontece entre 4 a 30 de abril, serão imunizados os trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa, que segue entre 2 de maio 3 de junho, a vacinação será para crianças de seis meses até quatro anos de idade.

Intervalo entre vacinas

Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina da Covid-19. Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias. As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.