Médico gasparense está internado no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, e precisa da transfusão para seguir no tratamento
O médico que tantas vidas de gasparenses salvou, precisa mais do que nunca da ajuda da comunidade. Dr. João Leopoldino Spengler, de 79 anos, está internado no Hospital Santa Catarina desde o último domingo, dia 13. Ele precisa realizar transfusões de plaquetas de sangue, porém, elas estão em falta no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Dr. João está em tratamento de um câncer. O pedido de doações vem sendo feito pela família nas redes sociais. Todos os tipos de sangue podem doar plaquetas, porém, o paciente precisa atender a alguns pré-requisitos (leia abaixo)
As plaquetas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Elas são fundamentais no tratamento de pacientes com câncer, pois em função da quimioterapia e imunoterapia elas tendem a diminuir, que é o que ocorreu no caso do Dr. João. Segundo os médicos, houve uma redução das plaquetas e agora ele precisa repor.
A doação de plaquetas se chama aférese. Trata-se da separação dos componentes do sangue com uma máquina coletora. Ela separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais componentes. A máquina separa o plasma, a plaqueta, os leucócitos e as hemácias. Na aférese, apenas as plaquetas são coletadas, e o restante dos componentes é devolvido ao doador.
A vantagem da aférese é o paciente carente de plaquetas receber a quantidade necessária com um número menor de transfusões. Dessa forma, é coletada uma quantidade maior do componente desejado do sangue, em pequeno volume. A coleta de plaquetas pode levar até 130 minutos, dependendo do calibre das veias do doador.
Quem pode doar
É importante lembrar que nem todas as pessoas podem doar sangue ou plaquetas. A primeira condição é de ter entre 18 e 55 anos, pesar mais de 60 quilos e não estar tomando medicamentos. É necessário ainda ter tido seis horas de sono de boa qualidade na noite anterior à doação, não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes.
É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior. É importante, porém, não ter comido alimentos gordurosos (como açaí, abacate, queijo, iogurte, manteiga, massas, frituras e chocolate, por exemplo) até três horas antes da doação. Caso você queira doar sangue ou plaquetas, procure o hemocentro ou, na ausência dele, o centro de saúde de sua cidade.
O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações. Esta doação, que deve ser agendada com antecedência, dura cerca de uma hora e meia.
Deixe seu comentário