Foram quase mil atendimentos entre o final do ano passado e início de 2022

data-filename="retriever" style="width: 689.5px; height: 458.397px;">

Desde o dia primeiro de janeiro, o Hospital de Gaspar registrou um aumento drástico nos atendimentos por problemas respiratórios e sintomas gripais. Somente na última terça-feira, dia 3, foram atendidos 264 pessoas no Pronto Socorro da instituição, quase o dobro da média diária de atendimento registrada nas semanas de dezembro. 

"Entre 20 e 26 de dezembro, tivemos um total de 888 atendimentos no nosso PS. Isso dá uma média de diária de 126 atendimentos. Na semana seguinte já sentimos um aumento de quase 10%, com 953 atendimentos entre 27 de dezembro e dois de janeiro. E a previsão é que os atendimentos continuem crescendo, trazendo muita preocupação ", revela Fabiana Massari, Diretora Administrativa do Hospital de Gaspar. 

A diretora reforça o apelo para que a comunidade entenda que, neste momento há uma explosão de procura por atendimento acima da capacidade normal do Pronto Socorro, gerando, entre outras coisas, maior tempo de espera. 

"Estamos com a equipe de atendimento completa, mas, ainda assim, a demanda é muito grande e transtornos acabam ocorrendo. Por isso é tão importante que a comunidade esteja ciente e seja compreensiva, uma vez que nesse momento o Hospital de Gaspar está recebendo a demanda de toda a cidade", apela Fabiana. 

A diretora ainda reforça que o pronto socorro do Hospital de Gaspar é porta de entrada para urgências e emergências. "Nossa porta está aberta a todos, porém reforçamos a prioridade é sempre garantir a vida. Orientamos que as pessoas que estejam com sintomas gripais leves ou que necessitem de atendimento ambulatorial, que procurem as unidades de saúde que a Prefeitura mantêm abertas. Dessa forma, conseguimos agilizar os atendimentos e garantir os serviços de qualidade à população ", explica.

A Unidade Básica de Saúde do Centro segue aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O Centro de Triagem para COVID-19, que atende pessoas com sintomas gripais, funciona na Arena Multiuso de segunda à sexta-feira das 8h às 16h30.

Para os pacientes que buscam atendimento no Pronto Socorro, o Hospital orienta para que sigam as normas de segurança com uso de máscaras e distanciamento social quando possível. Além disso, o Hospital também pede para que só venham com acompanhantes em casos realmente necessários, já que o local pode ser uma área de contaminação por Covid-19.

Casos de Covid-19

Gaspar também vem registrando um aumento significativo no número de casos de Covid-19. O crescimento já chega a 450% em relação aos três primeiros dias da semana passada. Nesta quarta-feira, dia 5, os membros do Sistema de Comando em Operações da COVID-19 de Gaspar se reuniram de forma remota e extraordinária para avaliar a situação e tomar as devidas medidas preventivas. A Prefeitura de Gaspar encontra-se de férias coletivas, apenas funcionando serviços essenciais.

O número de procura por atendimento no Centro de Triagem na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins também aumentou de 120 para 260 na média de atendimentos diários. Além dos casos de COVID-19, o número de pessoas com sintomas gripais e respiratórios tem crescido, podendo, muitas vezes, se tratar de casos de variantes da influenza Felimente, o número de internados por causa da doença é baixo. De acordo com informações, a UTI COVID tem apenas um paciente internado. Ela deu entrada na UTI na manhã desta quinta-feira (6). Trata-se de uma senhora moradora da localidade da Águas Negras. Outro gasparense internado por complicações provocadas pela Covid-19 está em outro hospital da região.