Por volta das 14h, o rio atingiu 5,30 metros acima do seu nível normal

De acordo com a última medição feita pela Defesa Civil do Município, por volta das 9h30min da manhã desta quarta-feira (4), a região da cidade de Gaspar onde mais choveu nas últimas 72h é a do Gaspar Grande/Garuba,com 130mm. O acompanhamento do volume de chuva é feito por meio de 13 pluviômetros espalhados pelas principais regiões da cidade. A segunda região com mais volume de chuva é a do Gaspar Alto, onde choveu 114mm nas últimas 24 horas, seguida do Bela Vista com 109mm. Nas demais regiões, a precipitação não atingiu 100mm. Em média, choveu 90mm no município de Gaspar desde a última segunda-feira, dia 2.

O nível do rio Itajaí-Açu também subiu consideravelmente durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (4). Por volta das 14h, estava 5,30m acima do seu nível normal, o que é ainda é considerado pela Defesa Civil como estado de atenção. Já em Blumenau, o rio chegou a 7,7 acima do seu nível normal às 14h09min, de acordo informações do Ceops da Furb

 De acordo com a Cota de Enchente de Gaspar, a partir de 6,20m do nível do rio, as ruas Petúnia, no Bairro Figueira, e na localidade do Sertão Verde, no Bairro Margem Esquerda, começam a ser invadidas pelas águas.

 Até o momento, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Gaspar Grande, Gaspar Alto, Gasparinho e Distrito do Belchior. As ocorrências foram registradas no Bela Vista e Belchior.

 A Defesa Civil de Gaspar segue monitorando áreas de risco, pluviômetros e da régua do nível do Rio Itajaí-Açu. A equipe também acompanha os alertas da Defesa Civil do Estado e órgãos da região. Qualquer ocorrência pode ser registrada através do 199. As notícias e alertas podem ser acompanhados pelo site defesacivil.gaspar.sc.gov.br, pelo app Alerta Gaspar, pelo Instagram e Facebook Defesa Civil Gaspar ou ainda pelos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar.


O cidadão pode acessar a cota de enchente da sua rua: ACESSE AQUI


Previsão da meteorologia

A previsão da meteorologia para as próximas horas ainda é de condição de chuva intensa e persistente em todo o Estado devido ao deslocamento do ciclone extratropical em direção ao mar. Destacam-se as áreas entre a Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Sul, onde há risco muito alto para alagamentos. Já para quinta-feira, dia 5, a chuva continua até o final da manhã, principalmente na região do Vale do Itajaí. Já para o período da tarde, a previsão é de que a chuva dê uma trégua e o sol deve aparecer em algumas regiões do Estado. A temperatura entra em declínio.