Com mais de 400 animais gerados do último ano em Gaspar, inseminação artificial bovina atende em plantão
-
(Fotos: FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE GASPAR)
Veterinário explica como o serviço funciona.
A Prefeitura de Gaspar, através da secretária de Agricultura e Piscicultura do município, oferece diversos serviços que buscam beneficiar o produtor rural da cidade. Um desses serviços, que tem grande procura, é a inseminação artificial em bovinos, que é realizada em regime de plantão. O objetivo de realizar o serviço desta maneira é aproveitar o período fértil do animal, seja ele nos dias de semana, final de semana ou feriados.
Um dos veterinários da secretaria, Mauricio Pamplona, explica que logo que o animal entra no perdido fértil, o produtor tem poucas horas pra solicitar a inseminação. “Para ter uma assertividade maior no desenvolvimento do embrião é necessário realizar a inseminação horas depois do animal entrar no período fértil. Se o produtor notar no final da tarde, no próximo dia de manhã estaremos lá, se notar de manhã cedo, à tarde estaremos na propriedade realizando o serviços”, explica o veterinário.
Hoje, a inseminação é realizada somente em bovinos. A cobertura, nome dado ao sêmen do animal que será introduzido na vaca matriz, não necessariamente precisa que os dois animais tenham a mesma raça. Hoje, a mistura de raças está criando ótimos animais, tanto para corte como para a produção de leite. A Secretaria disponibiliza a cobertura do seguintes touros: Jersey, Holandês, Gir, Nelore, Sindi, Braford, Brahman, Senepol e Red Angus.
O secretário de Agricultura e Piscicultura, Cleverson Ferreira dos Santos explica que o método de inseminação artificial beneficia os pecuaristas de muitas formas. “através desse método, os produtores conseguem ter um maior controle da sua produção. Conseguem saber qual a data que o animal vai nascer, por ter a data que o animal emprenhou, diminui os riscos de transmissão de doenças, reduz os custos da produção e consegue melhorar o rebanho usando a cobertura de animais melhores geneticamente”.
Somente no último ano, cerca de 400 animais da cidade foram gerados através do serviço realizado pela secretaria. Para realizar os serviços e conseguir atender as demandas, a secretaria conta com dois veterinários realizando as inseminações, alterando os plantões aos finais de semana.
Para solicitar a inseminação, basta entrar em contato com a secretaria através do WhatsApp (47) 3091-2040. O pecuarista que fizer a solicitação irá pagar somente a taxa correspondente ao valor da cobertura de R$ 28,81. O transporte, profissional e materiais usados são por conta da secretaria Agricultura.
Além da inseminação
A secretaria de Agricultura e Piscicultura realizada diversos outros serviços veterinários além a inseminação artificial, como: atendimento clinico, vacinação, castração e orientação sobre duvidas dos produtores. Esses serviços são voltados a animais de produção e trabalho, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Os serviços gerais da veterinária não são realizados no plantão, somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Deixe seu comentário