Frente fria avança sobre o Sul do País provocando temporais, granizo e derrubando as temperaturas
A região Oeste do estado foi a primeira a sentir os efeitos de uma frente fria que avança sobre o Sul do País e que vai derrubar as temperaturas nas próximas 24 horas. Em algumas regiões, como o Oeste e a Serra Catarinense, os termômetros podem ficar próximos a 0ºC. A imagem, captadas pela estação do meteorologista Piter Scheuer por volta das 7h20min desta quarta-feira, na região de Guatambu, próximo a Chapecó-SC, mostra uma enorme nuvem escura conhecida por Schelf Cloud cobrindo parte do céu (assista abaixo). O temporal trouxe chuva forte, vento entre 50 e 60km/h e granizo.
Segundo o meteorologista, a causa principal dos temporais é o fluxo de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica que contribuiu para a formação de uma enorme linha de instabilidade entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. De acordo com ele, a linha de instabilidade já chegou ao Paraná.
Scheuer,porém, descarta a possibilidade de tempestades, que ele explica ser diferente de temporal. "Vamos ter chuva, vento forte e granizo pequeno em determinadas regiões, mas a possibilidade é uma que outra cidade registrar algum transtorno. No mais, é chuva, trovoada, granizo e ventania, com rajadas de vento de 50 a 80km/h". O meteorologista alerta para a queda acentuada de temperatura. Ainda na noite desta quarta-feira, a temperatura pode ficar próxima a 10 graus na região do Oeste até a Serra Catarinense. Já nas demais regiões, como o Vale do Itajaí, a sensação ainda será de calor, mas à medida que a frente fria avança e os temporais forem acontecendo a queda de temperatura será brusca durante a noite e amanhecer", explica Scheuer. Já durante o dia, as temperaturas voltam a subir, podendo chegar a 18 graus com o sol que volta a predominar a partir de sexta-feira. O fim de semana deve ser de sol em praticamente todo o estado, com pancadas de chuva isoladas e temperaturas em elevação.
Deixe seu comentário