Polícia Civil recebeu um roubo de carga, mas durante as investigações constatou se tratar de furto com envolvimento do motorista do caminhão e da transportadora.

Nesta terça-feira, dia 4 de julho, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Carga (DRFC) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou Operação Policial na cidade Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. A operação teve início após a Polícia Civil tomar ciência do roubo de uma carga de óleo de soja em Gaspar. 

A equipe de Investigação da DFRC/DEIC, coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira, prontamente efetuou diligências, porém, acabou constatando que na verdade não se tratava de um roubo, mas sim de um furto praticado com a participação do motorista responsável pelo transporte da carga. 

A carga avaliada em R$ 450 mil foi furtada em Gaspar e, para dissimular a prática criminosa, o motorista apresentou um Boletim de Ocorrência falso supostamente registrado na cidade de Feira de Santana, na Bahia. 

Com o trabalho de investigação foi constatado que, além da participação do motorista, os proprietários da empresa transportadora também tiveram participação no crime. 

O preso apontado como mentor dos crimes foi recentemente condenado pela prática de furto, associação criminosa e uso de documento falso, em investigação da DFRC/DEIC no ano de 2021. A polícia apurou ainda que os investigados provocaram um acidente proposital de um dos caminhões para o recebimento do seguro.

Na manhã desta terça, com o apoio da Delegacia de Polícia de Pouso Redondo e Divisão de Investigação Criminal (DIC) Rio do Sul, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva. Na residência de um dos investigados foi apreendida uma espingarda calibre .12. Foram apreendidos também objetos e documentos que serão analisados pela equipe de Investigação da DFRC/DEIC, além do caminhão usado nos crimes.