O Tenente-Coronel Heintje Heerdt assume o posto que vinha sendo ocupado interinamente pelo Major Pedro


O Tenente Tenente-Coronel Heintje Heerdt (à esq) assume o posto que vinha sendo ocupado pelo Major Pedro Machado (à dir).

Na foto, a visita ao Jornal Metas em fevereiro deste ano / FOTO ARQUIVO JM,

Ao completar 13 anos de atividades, o 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque terá também um novo comandante. Quem assume, em solenidade na tarde desta quarta-feira, dia 25, é o Tenente-Coronel Heintje Heerdt, que já comandou a 2ª Companhia da PM de Gaspar, Polícia Militar de Gaspar, assim como o Major Pedro Carlos Machado Junior, que está deixando a função que exerceu interinamente por dois meses. Machado retorna para o subcomando do Batalhão.

A solenidade, que terá início às 16h, terá ainda a presença comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes; do comandante do 7º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Blumenau, Coronel Luiz André Pena Viana de Oliveira, além de outros oficiais, policias da corporação, autoridades públicas, imprensa e comunidade em geral.

Além da comemoração de 13 anos da corporação e da troca de comando, a solenidade terá ainda a entrega de medalhas.

A história

Por volta de 1862 chegam a Vila Brusque os primeiros quatro policiais. Ele foram designados pelo 1º Batalhão de Força Policial, com sede em Florianópolis. O objetivo era acalmar os constantes conflitos e confrontos entre povos indígenas e os colonizadores europeus na região do Vale.

Em 23 de fevereiro de 1888, o Batalhão da Força Policial recebeu novos policiais vindos da 1ª Companhia de Itajaí, formando em definitivo o primeiro destacamento fixo na cidade de Brusque. Em 1946, a nomenclatura foi alterada para Polícia Militar e a unidade de Brusque foi elevada a Pelotão, subordinado à Companhia de Blumenau. Em 1990, a unidade passou a se chamar Companhia Especial e, em 1991, oficialmente, 1ª Companhia do 10º Batalhão de Blumenau, fixando-se no atual endereço, rua Durval da Luz, bairro Santa Teresinha. Em 25 de maio de 2009, foi instalado o 18º Batalhão, subordinado a 7ª Região Militar de Blumenau. A 2ª Companhia da PM, sediada em Gaspar, integra o 18º Batalhão de PM de Gaspar, que engloba ainda as companhias de Guabiruba, Ilhota e Botuverá.