| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Vacina da gripe

Vacina contra Influenza continua disponível em Gaspar

Quem não tomou a vacina da gripe ainda pode se imunizar.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Gaspar

Com o aumento dos casos de Influenza, principalmente da cepa H3N2, a vacina da gripe se tornou indispensável, já que a vacina se mostrou eficiente contra a cepa. A informação foi divulgada pelo Instituto Butantan.

Por isso a Secretaria de Saúde de Gaspar reforça o pedido para que a população se vacine contra a gripe. Todas as unidades de Estratégia de Saúde (ESFs) com sala de vacina possuem doses disponíveis da vacina contra a Influenza. A vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A vacinação contra a gripe está liberada desde setembro de 2021 para qualquer pessoa com idade acima de seis meses e que não tenha se vacinado no último ano. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina contra Covid-19 e contra Influenza, podendo até receber as duas no mesmo dia.

Para ser imunizado é preciso apresentar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. A cobertura vacinal da campanha, que começou em abril do ano passado, atingiu 68,7% da população, ou seja, cerca de 17.839 doses foram aplicadas nos gasparenses.

As unidades com sala de vacinação são: ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior e ESF Centro.


A doença

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.




LEIA TAMBÉM