| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
MEIO AMBIENTE

Gaspar pode ter seu primeiro Parque Natural

Área de mais de 31 mil metros quadrados fica localizada no bairro Bela Vista



A cidade Coração do Vale pode ganhar um reforço na preservação ambiental e na atividade turística. A Secretaria de Planejamento Territorial e Superintendência de Meio Ambiente trabalham para a criação de um Parque Natural Municipal. A área para a implantação do espaço, que pertence ao município, é de aproximadamente 31.205,32 m² e fica localizada no Bairro Bela Vista.

O espaço já é bastante utilizado pela comunidade para a prática de trilha, bicicross, entre outros. Com a criação do Parque Natual Municipal, está prevista a instalação de novas trilhas, adequação das já existentes, um centro de visitantes, áreas de piquenique, arvorismo, tirolesa, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros.

O parque terá como principal característica a preservação dos ecossistemas naturais de importante relevância ecológica e o encanto visual. Com isso, a atividade poderá trazer benefícios para o desenvolvimento de ações de educação ambietal e para o setor de turismo da região, incluindo a criação de novos postos de trabalho no setor.

"Esse projeto será de grande importância para o enriquecimento da educação ambiental das nossas crianças e de toda a população. Essa unidade de conservação será uma aliada na conscientização da população e turistas sobre preservação e sustentabilidade. Além de grande beleza, a área concentra grande biodiversidade da Mata Atlântica. Será uma espaço de educação, turismo e preservação", destaca o prefeito Kleber Wan-Dall.

A criação de um Parque Natural Municipal em Gaspar será pioneira, e contemplará funções sociais, estéticas, ecológicas e educativas. Fomentará o turismo já existente na cidade, além de se consolidar como mais um atrativo. O projeto de Lei para criação do Parque deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores ainda este ano.


Diferença entre APA e Parque Natural

Gaspar já possuiu uma área de preservação permanente há bastante tempo. Trata-se da APA do Bateias, também criada por meio de lei. Existe, de fato, uma diferença entre Área de Proteção Permanente e Parque Natural Municipal.

A APA é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), Lei Federal nº 9.985/00. As APAs, por constituírem uma categoria de UC de Uso Sustentável, buscam compatibilizar a conservação da natureza com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades residentes, disciplinando o uso de seus recursos naturais e os processos de uso e ocupação do solo. Portanto, o acesso é restrito. Já Parques Naturais Municipais (PNMs) são Unidades de Conservação (UC) que visam a preservação e recuperação das características dos ecossistemas originais, bem como a possibilidade de realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Imagens



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |