| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Capacitação.

Educação recebe treinamento

Duas turmas já foram habilitadas para primeiros socorros

A Prefeitura de Gaspar iniciou uma série de capacitações e orientações com o Corpo de Bombeiros de Gaspar e com profissionais da Secretaria de Saúde com o objetivo de treinar e preparar servidores da educação para o atendimento inicial em caso de acidentes. O programa de "Lições de Primeiros Socorros" na educação básica passa a ser obrigatório para dar suporte a estudantes em situações de emergência. Até o momento duas turmas já passaram pelo treinamento e mais uma será capacitada na próxima semana, nos dias 25 e 26 de outubro.

A capacitação será realizada para atender o cumprimento da Lei Federal nº 13.722, mais conhecida como "Lei Lucas", que torna obrigatória a capacitação de profissionais atuantes na educação em lições básicas de primeiros socorros. A formação dos professores será realizada na Policlínica Municipal e é destinada à equipe da Semed, funcionários de escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil de Gaspar. No dia, profissionais do Corpo de Bombeiro e Secretaria de Saúde estarão preparando os servidores para atuarem em possíveis acidentes.

O 1° Tenente do Corpo de Bombeiros de Gaspar, Levi Ribeiro, destaca que a capacitação, que tem duração de oito horas-aula e abrange noções teóricas e práticas de segurança contra incêndio e primeiros socorros, forma o profissional em brigadista voluntário. "Ou seja, ele é funcionário, um servidor que trabalha em uma determinada edificação e é formado para dar o primeiro atendimento, a primeira resposta, acionar serviços de emergência em caso de um sinistro, uma situação adversa, um acidente. Esse é o objetivo de ter o profissional com essa capacitação dentro de uma empresa, dento de um estabelecimento".

O comandante afirma que a capacitação acaba sendo um aprendizado importante para a vida do profissional mesmo fora da escola. "Essa capacitação não é importante somente para o lado profissional dessas pessoas, mas também para o lado pessoal. A gente sempre comenta que é uma coisa que se leva pra vida. Todos nós estamos sujeitos a nos depararmos com acidentes ou situações de emergência e saber como lidar, saber como acionar o serviço de emergência, passar as informações corretas para o Corpo de Bombeiros Militar é realmente um conhecimento importantíssimo que ajuda a salvar vidas, a prevenir acidentes e a gente torna as comunidades mais seguras".

Aprendizados

Os professores terão aula teórica, por meio de recursos audiovisuais e práticas, com a realização de simulações em manequins anatômicos. As instruções abrangerão casos de acidentes com quedas, traumas, acidente ocular, sangramento nasal, alergias, picadas de insetos, queimaduras, hipertermia, hipoglicemia, crise convulsiva, engasgo, desmaio, síncope e parada cárdiorrespiratória e ressuscitação cárdiopulmonar.

Duas turmas de profissionais já passaram pelo treinamento, nos dias 18 e 19 desse mês. 


Curso do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está com inscrições abertas para o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), que acontece de forma online.

O curso é gratuito e as inscrições seguem até o dia 15 de dezembro. As aulas são gravadas e cada aluno pode fazer o treinamento no seu ritmo, porém, após inscrito, a pessoa tem três meses para concluir a capacitação.

Para fazer o curso e? preciso ser maior de 16 anos e preencher o cadastro que está disponível no site ensinovirtual.cbm.sc.gov.br. Ao final, o aluno poderá? obter o certificado e habilitação para atuar como Agente Comunitário de Proteção Civil ou ainda como Brigadista Voluntario. A certificação também servira? para cumprir o pre?-requisito para a inscrição nos Cursos de Formação de Bombeiros Comunitários.

O 1° Tenente Levi Garcia Ribeiro, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar ressalta uma nova turma do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários está previsão para acontecer no município em 2022. "Essa formação habilita a pessoa a realizar o curso de formação de Bombeiros Comunitários, que é o treinamento avançado. A pessoa vai ser capacitada de uma forma muito mais abrangente e vai poder prestar serviços de forma voluntária no quartel do Corpo de Bombeiros Militar realmente atendendo ocorrências, indo na ambulância, no caminhão. É um curso abrangente e com foco em formar o Bombeiro Comunitário".

Imagens



LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |