-
Escola tem mais de 1.200 alunos (Fotos: JORNAL METAS)
Direção, coordenadoria regional de educação e equipe de militares alinham as últimas ações para o recomeço das aulas no novo modelo
As aulas na rede estadual de ensino recomeçam no próximo dia 19. Em Gaspar, uma novidade: a Escola Frei Godofredo vai iniciar o primeiro ano com o modelo cívico-militar. A decisão ocorreu no segundo semestre de 2025, depois de reuniões com pais e responsáveis e um plebiscito realizado entre os alunos.
Em Santa Catarina já existem 15 escolas cívico-militar e a Frei Godofredo será a segunda do Vale do Itajaí a adotar esse modelo. Nessa semana, a Coordenadora Regional de Educação, professora Cleusa Kratz, esteve na escola gasparense, para se reunir com a direção e a equipe de militares que será responsável pela gestão cívica e disciplinar.
-
Cleusa Kratz, Coordenadora Regional de Educação (Fotos: Jornal Metas)
"É uma experiência muito válida, em Blumenau, onde já existe um escola cívico-militar há 8 anos nós temos índices muito bons, principalmente na disciplina que muda bastante entre oos alunos.
" – Cleusa Kratz, Coordenadora Regional de Educação
Ela admite que, assim como em Blumenau, sempre existe uma rejeição inicial, mas depois os alunos acabam aceitando porque percebem que as mudanças são positivas.
Sobre a escolha da escola Frei Godofredo para a implantação do modelo, Cleusa disse não ter nenhuma relação com índices de violência ou de indisciplina na instituição. “A gente olha mais para o entorno social da escola como critério”.
Cleusa também destacou o fato de que houve uma vontade grande da comunidade e a aceitação dos pais, que chegou a praticamente 100%.
A coordenadora Regional de Educação disse, ainda, que, o início será de aprendizado para todos. “Vamos começar aos poucos, com poucos projetos, alinhar com os professores para que seja de bondade de todos”.
Coronel Rubens Neumann, que assumirá como Oficial Gestor Escolar da Frei Godofredo, também afirmou que será um aprendizado e um desafio aos policiais, todos da reserva, e que voltaram a atividade, de trazer a disciplina militar para dentro da escola.
" Gradativamente vamos implementar valores, posturas militares, ajudar na disciplina que já existe na escola, trabalhar no sentido de apoiar as atividades na escola e transformá-la num lugar seguro e com disciplina." – Rubens Neumann, Oficial Gestor da Escola Frei Godofredo
Rubens explicou a diferença entre escola cívico-militar e colégio militar. “O colégio militar tem professores civis, mas toda a parte de educação e gerenciamento é feito por militares, já na escola cívico-militar, o gerenciamento é todo das pessoas que antes já trabalhavam a parte pedagógica, nós, militares, estamos vindo para somar na questão de segurança, valores e disciplina”. Num primeiro momento, sete militares atuarão na Escola Frei Godofredo mas, de acordo com o coronel, esse número pode chegar a 12, com a inclusão de policiais femininas na equipe.
Diretor da Frei Godofredo, Enéas Lana, afirmou que a escola está bem preparada para receber os alunos a partir de 19 de fevereiro. Segundo o diretor, em todo o processo de transição só se viu coisas boas, embora algumas informações desencontradas, mas nada negativo. O diretor também revelou que não houve redução do número de alunos em função da adoção do modelo cívico-militar.
-
Eneas Lana, diretor da frei Godofredo (Fotos: Jornal Metas)
"Ao contrário, houve até mais procura e preenchidas praticamente todas as vagas que a escola disponibilizou." – Eneas Lana, diretor da Escola Frei Godofredo
De acordo com Eneas, a primeira semana de aula será de muita conversa e apresentação da equipe de gestores militares, para que os alunos possam também levar informações para os pais. Por fim, lembro que o currículo pedagógico não muda. “Os nossos professores continuam sendo do quadro civil, os militares vêm para auxiliar na parte cívica e na segurança da escola”, finalizou.
-
Sete policiais da reserva vão fazer parte da equipe de militares da Frei Godofredo (Fotos: Jornal Metas)
Tags
- Enéas Lana
- Escola
- escola cívico-militar
- Escola Frei Godofredo
- Gaspar
- militar
- Modelo Cívico-Militar
Deixe seu comentário