Inscrições abertas para o Universidade Gratuita e Fumdesc: mais de 50 mil estudantes já foram beneficiados em SC

Programas do Governo de Santa Catarina oferecem acesso ao ensino superior com inscrições abertas até 17 de julho

Por Daniel Nogueira

Os estudantes terão até 17 de julho, às 19h, para finalizarem as inscrições

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 7 de julho, as inscrições para o segundo semestre de 2025 nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense), do Governo de Santa Catarina. As iniciativas já contemplam mais de 50 mil estudantes em todo o estado e têm como foco ampliar o acesso ao ensino superior para jovens que estudaram em escolas públicas e possuem baixa renda familiar.

Para participar, os interessados devem realizar o cadastro no sistema oficial e apresentar os documentos comprobatórios às instituições universitárias até o dia 17 de julho, às 19h, prazo final para conclusão da inscrição. A partir de 18 de julho, será liberado o acesso à consulta dos cadastros, e possíveis correções poderão ser feitas entre os dias 29 e 31 de julho.

Caso o estudante seja contemplado, ele será notificado por e-mail e deverá assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Somente após a assinatura do CAFE pela Secretaria de Estado da Educação (SED), será liberada a assinatura dos recibos. O não cumprimento de qualquer etapa pode resultar na perda do benefício.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância da iniciativa: “O Universidade Gratuita é a maior política educacional da história de Santa Catarina e já alcança 54% dos estudantes das instituições comunitárias do estado. É uma nova oportunidade para garantir acesso ao ensino superior de qualidade.”

Para tornar o processo mais ágil e seguro, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) implementou uma ferramenta tecnológica que identifica, em menos de 24 horas, possíveis inconsistências nos dados dos candidatos. Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, a solução será aplicada ainda neste semestre e promete mais eficiência no controle e análise dos cadastros.

Além disso, a Secretaria de Educação lançou um simulador online do Índice de Carência (IC), que permite aos estudantes avaliar sua elegibilidade antes mesmo da inscrição. Entre outras melhorias, os editais passaram a ser publicados com antecedência, e agora as inscrições e concessões ocorrem antes do início das aulas.

Atualmente, 82% dos contemplados nos dois programas estudaram em escolas públicas estaduais e 85% trabalham e estudam simultaneamente, reforçando o impacto social das iniciativas. Os estudantes contemplados pelo Universidade Gratuita têm renda média de R$ 2.256,40, e no Fumdesc, de R$ 2.022,78. A meta do governo estadual é alcançar até 70 mil estudantes beneficiados até 2026.

Todas as informações, critérios e etapas de inscrição estão disponíveis nos sites dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc.