De olho na saúde ocular

Lions lança o "Ver para Aprender", com apoio da Prefeitura e Óptica Maxx, nesta quinta-feira (29)

Por Kassiani Borges

Ação vai atender mais de mil alunos da rede escolar de Gaspar

Estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Gaspar vão ter acesso ao projeto “Ver para Aprender”, uma iniciativa do Lions Clube. O projeto já existe há mais de 20 anos. Em Gaspar, foi retomado após a pandemia. A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, da Óptica Maxx, entre outros parceiros e voluntários. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, na Escola Professor Anacleto Cardoso, no Bairro Margem Esquerda.

O “Ver para Aprender” busca identificar problemas de visão nas crianças matriculadas no terceiro ano do Ensino Fundamental. Ele abrange as três redes de ensino: Municipal, Estadual e Privada. A optometria - área da saúde focada na avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas visuais - têm o objetivo de detectar possíveis deficiências de visão nos alunos. Em função da faixa etária, a maioria dessas deficiências podem ser corrigidas com o uso de óculos. Em Gaspar, a ação pretende avaliar 1.068 alunos.

O “Ver para Aprender” tem três etapas. A primeira é o teste de acuidade visual. Em seguida, as crianças, que apresentarem deficiência visual, terão consultas médicas agendadas pela Secretaria de Saúde. Já na terceira e última etapa, após a confirmação da necessidade de óculos, ocorre a confecção do acessório, com a óptica parceira. Lions custeia a armação e a ótica as lentes para os alunos em vulnerabilidade econômica. “O Lions agradece a oportunidade em executar o Ver para Aprender.

A logística desse ano é desafiadora, pois juntos, Lions, optometrista e escolas iremos realizar o teste em mais de mil estudantes”, afirma a presidente do Lions Clube de Gaspar, Marise Teresinha Heinig.