logo RCN

Ultimas :

28/09/2024 01:20
CASO ATAQUE À CRECHE

Promotor estima que julgamento do autor de ataque a creche termine no mesmo dia

Por Alexandre Melo

 Publicado 27/08/2024 11:02  – Atualizado 27/08/2024 11:12

  • O promotor Guilherme Schmitt trabalha com a possibilidade do veredito sair ainda na quinta-feira (29) (Fotos: REPRODUÇÃO VÍDEO MPSC)

O júri popular está marcado para a próxima quinta-feira (29), em Blumenau

Guilherme Schmitt, um dos promotores que vai atuar no julgamento do acusado do ataque a creche em Blumenau, marcado para a próxima quinta-feira (29), no Fórum da Comarca de Blumenau, acredita que o Conselho de Sentença possa dar o veredito ainda no mesmo dia. “Não temos uma previsão de término, mas estimamos que ele seja concluído no mesmo dia. Pela manhã ocorrerão as oitivas das testemunhas e acredita-se que no início ou meio da tarde comece os debates entre as partes: Ministério Público e assistentes de acusação e defesa, para que depois os jurados possam dar o seu veredito”, afirmou Schmitt.

O local onde ocorreu o ataque
  • O local onde ocorreu o ataque (Fotos: MPSC)

O homem que invadiu a creche na Rua dos Caçadores, bairro da Velha, no dia 5 de abril de 2023, será julgado por quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio, com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos. O promotor voltou a lembrar que haverá restrição de público ao local do julgamento por questões de segurança. Familiares das vítimas e do réu e das pessoas que vão trabalhar durante o júri popular. O outro promotor que vai atuar no caso é Rodrigo Andrade Viviani.

Os fatos
Conforme a ação penal, eram 8h40 da manhã do dia 5 de abril de 2023 quando o acusado teria chegado ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na rua dos Caçadores, no bairro Velha, de motocicleta. Na sequência, ele teria invadido a creche e feito o ataque.
Momentos após o ataque, o MPSC e todas as forças de segurança começaram a agir na apuração do caso e no apoio às famílias das vítimas. Os Promotores de Justiça Guilherme Schmitt e Débora Pereira Nicolazzi se deslocaram ao local dos crimes para acompanhar a perícia e prestar solidariedade à comunidade escolar, enquanto a Promotora de Justiça Deize Mari Oscheler acompanhava o início dos trabalhos investigativos.

Naquela tarde, representantes da Administração Superior do MPSC se deslocaram de Florianópolis a Blumenau para participar de um comitê de crise¿instalado pelo Prefeito do município. Participaram da reunião o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, dois Promotores de Justiça da Comarca de Blumenau e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e do CyberGAECO.

A Creche Cantinho Bom Pastor
  • A Creche Cantinho Bom Pastor (Fotos: SECO,M/SC)

Foi colocada à disposição a força de trabalho local do MPSC, com a participação dos Promotores de Justiça de Blumenau, do GAECO e CyberGAECO, que visa reprimir os crimes cibernéticos.
Desde o início do processo, o caso foi acompanhado de perto pelo Promotor de Justiça Rodrigo Andrade Viviani que realizou a denúncia à Justiça, requerendo que o réu fosse submetido ao Tribunal do Júri. Assista vídeo ao lado.

 

  • O local onde ocorreu o ataque (MPSC)

  • A Creche Cantinho Bom Pastor (SECOM/SC)

Tags

  • ataque
  • blumenau
  • Creche
  • Geral

Deixe seu comentário

Mais lidas