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Promoções

Procon orienta sobre Black Friday

Consumidores devem ficar atentos a compra pela internet

Foto: Raquel Bauer/ Jornal Metas
Lojas de Gaspar já anunciam promoções nas vitrines

Nesta sexta-feira, dia 26, ocorre mais uma edição da Black Friday. A campanha de descontos no varejo ficou tão popular no Brasil, que atualmente é difícil encontrar uma loja que não prepare grandes descontos para a data. Entre os benefícios para o consumidor estão liquidações, pagamentos a longos prazos, parcelamentos e ofertas irresistíveis. Tudo isso faz com que compradores sejam atraídos para lojas e sites, já que os descontos podem chegar até a 70%.

Porém, é preciso tomar cuidado. Junto com as ótimas ofertas também podem vir golpes e empresas que não são idôneas e aproveitam o período para tirar vantagem. O Procon de Gaspar orienta a população, por exemplo, para a prática da maquiagem de preços, que consiste em aumentar o valor dos produtos semanas antes para depois anunciar supostos descontos. É necessário que o consumidor fique atento se as promoções anunciadas são verdadeiras ou não. O órgão inclusive já notificou comércios do município por esse motivo.

De acordo com o superintendente do Procon de Gaspar, Roberto Procópio, é necessário atenção redobrada na hora da compra. "Nesse período é importante que o consumidor pesquise antecipadamente. Algumas empresas sobem o valor na véspera das promoções e baixam na data como se fosse uma oferta. Prática essa considerada publicidade enganosa, se ele tiver ciência de preços e propagandas enganosas, o consumidor pode procurar o Procon e realizar uma denúncia", salienta.


Confira algumas orientações do Procon:

- Desconfiar quando achar um produto com preço muito abaixo do mercado. Verificar os antecedentes da empresa, as reclamações, se ela possui CNPJ, endereço de contato, SAC. Depois de efetuada a compra, e se o consumidor não possuir os dados mínimos de contato, não há como proceder com a abertura de reclamação no Procon.

 - Na compra de eletros/eletrônicos é obrigação de o lojista entregar o manual com instruções em Língua Portuguesa, garantia e Nota Fiscal. A recomendação é que se teste o produto antes de sair da loja verificar o funcionamento, tendo em vista que, depois de retirado o produto do estabelecimento e ocorrer vício, o consumidor terá que encaminhá-lo à assistência técnica e aguardar o prazo de 30 dias.

- O consumidor deve exigir a nota fiscal, pois é seu comprovante de compra e deve ficar atento às promoções.

- Se a compra não chegar ao prazo estipulado, o consumidor poderá solicitar a entrega forçada da mercadoria, ou aceitar outro produto e pedir o cancelamento, com a devolução da quantia paga. O fornecedor deve estipular um prazo de entrega. Contudo, para isso, o consumidor deve ter informações mínimas da loja e documentos comprobatórios da compra.


Compras em lojas virtuais

- Quando as compras forem feitas pela internet, os consumidores possuem o direito de arrependimento. Ou seja, durante sete dias a partir do recebimento da encomenda, o cliente pode devolver o produto sem nenhuma cobrança ou precisando justificar o motivo.

- Nas compras virtuais, os consumidores devem ficar atentos aos endereços eletrônicos dos sites e observar se há a presença de um ícone no formato de cadeado, que sinaliza a certificação de segurança das páginas. Verificar se o CNPJ da loja é válido é algo indispensável. O consumidor também deve pesquisar se o site em que deseja comprar possui muitas reclamações. Se for o caso, pode ser um indício de futuras dores de cabeça.

- Recomenda-se nas compras virtuais fazer um print-screen da tela do computador ou celular, contendo ofertas, prazos de entregas, possíveis alterações dos preços do momento de inserção dos produtos ao carrinho até os pagamentos, além de registrar todos os números de protocolos.

- Desconfie de preço muito abaixo do praticado no mercado, não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem.




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