| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Visibilidade

Mais de 1.200 novas empresas

Número já é 10% maior em relação ao ano de 2020

Foto: foto: Guilherme Spengler
Gaspar vem atraindo diversos novos empreendimentos nos últimos anos

Os gasparenses estão investindo cada vez mais em um negócio próprio, isso porque, entre os meses de janeiro e outubro, Gaspar superou o número de empresas abertas em comparação aos últimos quatro anos. Foram 1.286 novos empreendimentos que surgiram na cidade, o número é 10% maior quando comparado com 2020. Além disso, Gaspar aparece entre as 20 cidades que mais abriram empresas em 2021, os dados são da Junta Comercial (Jucesc), vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável e do Mapa Geral de Empresas, do Ministério da Economia.

Em 2020, quando iniciou a pandemia, foram registradas 1.165 novas empresas. Em 2017 tinham sido abertas 565, e em 2018, surgiram 445 novas empresas e em 2019 era 1.029 novas empresas em Gaspar. O município atingiu ainda a marca de 10 mil empresas ativas.

Essa atração empresarial por Gaspar reflete medidas como programas de investimentos como Avança Gaspar, que promove condições de infraestrutura local. Obras de criação de novas vias, criar uma logística bem constituída, iluminação, drenagens e outras melhorias seguem em ritmo acelerado em todo município.

O prefeito Kleber Wan-Dall avalia o momento oportuno do município. "Percebemos que o empreendedor confia nas ações da administração municipal, que desburocratiza e motiva na formalização de novas empresas. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento a todos os gasparenses", destaca.

Além disso, Gaspar também é destaque na criação de novos empregos. Foram criadas 2.664 novos postos de trabalho sendo a 13ª cidade no Estado que mais gerou emprego em 2021.


Fomento ao empreendedorismo

O município se destaca, principalmente, pelo crescimento de Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, são 5.950 MEIs no município. A criação recorde desse público é reflexo da pandemia. Com uma melhor formalização trazida por esse módulo, além de proteção a esse empreendedor, como alguns benefícios do governo Federal a categoria foi potencializada.

O secretario de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini, destaca a importância desses negócios para Gaspar. "Os pequenos empreendedores foram fundamentais na retomada econômica após o período critico da pandemia. Além disso, estamos colhendo frutos dos investimentos feitos pela gestão para a modernização e desburocratização do processo de abertura de empresas. O cidadão tem tirado proveito disso e percebe as vantagens de trabalhar com o seu próprio negócio".

A Prefeitura de Gaspar conta com o Espaço do Empreendedor, onde o contribuinte pode realizar serviços como retirar o Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual - MEI. O local ainda permite alterações, como, razão social, endereço, atividades, horário, transformações e concede assessoria e apoio técnico para abertura de MEIs, além da consulta e o parcelamento de débitos.

A modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da legislação, com a lei da liberdade econômica, conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Atualmente, conforme a atividade da empresa, o alvará poderá ser emitido em até 50 minutos. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas.

O Espaço do Empreendedor está situado no térreo do prédio da Prefeitura Municipal, na rua Cel. Aristiliano Ramos, número 435. O atendimento é das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. O telefone para contato é (47) 3091-2091.



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |