CEO do Grupo Cascanéia teve a maior somatória das notas dos jurados


Monique é a diretora de Marketing e Vendas do Cascaneia / FOTO GILSON ISRAEL- JORNAL METAS

A força da mulher empreendedora gasparense foi o grande destaque da segunda edição do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo, promovido pela Associação Empresarial de Gaspar (Acig). A revelação das três finalistas e da vencedora aconteceu na noite desta quinta-feira (9), durante evento no Bela Vista Country Club. Com uma pequena diferença de pontos, Monique Reinert, diretora de Marketing e Vendas do Parque Aquático Cascanéia, foi eleita a "Empreendedora do Ano". As outras duas finalistas foram também mulheres: Mariana Rosa Nunes Masson, fundadora e diretora do Laboratório Hologene, e Sheila Censi Braun, diretora executiva da Censi Máquinas.

Ainda se refazendo a emoção, Monique disse que o prêmio é muito gratificante e emocionante, pois ela estava representando seus irmãos e pais que há 35 anos trocaram a agricultura para empreender no setor de turismo e lazer. "A gente começou do nada e conseguiu construir tudo isso", resumiu. O Parque Aquático Cascaneia foi eleito, em 2019,  pelo Trip Advisor, um dos principais sites de viagens do Mundo, o melhor parque aquático de Santa Catarina e o quinto do País, além de sexto no ranking dos melhores da América do Sul e 12° entre os melhores do Mundo.


As três finalistas: Scheila, Monique e Mariana

Outras finalistas

Mesmo não tendo sido vencedora, a empresária Scheila Braun disse que sentiu muita emoção ao ouvir seu nome entre as finalistas, pois estava ali representando toda uma história. "Eu tenho sido porta-voz dessa história, que é bonita e de muita confiança, por isso eu quis contá-la para todo mundo. Foi muito bacana ter participado do concurso, pois foi uma forma de rever e vivenciar novamente tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos, passa, de fato, um filme na cabeça", observou.

Mariana, a terceira finalista, é uma jovem empreendedora. Ela constituiu o Laboratório Hologene em 26 de abril de 2021 , que se tornou referência na cidade. "É muito gratificante este reconhecimento da nossa empresa, pois viemos trazer inovação para Gaspar e região. Estou muito feliz", declarou.

Na edição deste ano, 15 empresários e empresárias de Gaspar se inscreveram no prêmio. Desde a entrega da documentação até a fase final, de apresentação presencial ao corpo de jurados, composto por cinco profissionais independentes ligados ao empreendedorismo (confira lista,no final), os concorrentes foram avaliados através dos critérios de histórico empreendedor, senso de oportunidade, liderança, criatividade, resiliência/adaptabilidade e missão e visão do negócio. "Acompanhamos de perto todo o processo e vimos o quanto foi difícil para os jurados atribuírem as notas aos participantes. Temos na cidade empresários extremamente qualificados e sabemos que muitos mereceriam o título de empresário do ano", comentou Edemar Ênio Wieser, presidente Acig. Ele disse ainda que o prêmio chancela o dever da entidade de zelar pela harmonia e crescimento do ecossistema empresarial de Gaspar. "É uma forma de reconhecermos o empenho diário daqueles que unem forças para fazer diferença na economia local", afirmou o presidente da entidade. Com a conquista, Monique recebeu, além do troféu, um certificado expedido pela Acig, uma bolsa de estudos de pós-graduação na Unicesumar e veiculação da premiação em outdoor.


O presidente da Acig, Edenar Wieser / FOTO DIVULGAÇÃO

Cerimônia

Além da cerimônia, os participantes assistiram o workshow com Thedy Correa, vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós. Edemar lembrou que a escolha do palestrante foi feita pelo saudoso Nelson Bornhausen (ex-presidente da Acig), falecido no ano passado, que esteve à frente do projeto do Prêmio Leopoldo Schmalz desde a sua implantação. "Por conta da pandemia, foi preciso adiar o evento, mas lá em 2020, o Nelson certeiramente indicou a vinda dessa atração, muito conveniente para o momento de transformações que enfrentamos", finalizou Edemar.

Leopoldo Schmalz, que empresta o nome ao Prêmio, foi fundador das Linhas Círculo em Gaspar, uma das maiores indústrias de linhas e suprimentos para artesanato do país.

Os jurados

A comissão julgadora desta segunda edição do prêmio é composta por cinco profissionais independentes e ligados ao empreendedorismo. São eles: Ana Paula Kuczmynda da Silveira, diretora geral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Gaspar; Nivaldo Presalino, gerente regional Norte e Vale do Itajaí do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale; Ana Paula Dalke,jornalista e editora-chefe do portal Economia SC e Adriano Albano, proprietário de nove polos da Unicesumar.


Monique agradeceu o reconhecimento de uma história de 35 anos - FOTO DIVULGAÇÃO